Créditos: Divulgação: AMD
- Publicidade -

AMD RAMP é a resposta para o Intel XMP em memórias DDR5

O nome apareceu pela primeira vez em um vazamento de desenvolvedores HWiNFO
Por Saori Almeida 18/01/2022 15:17 | atualizado 18/01/2022 15:17 Comentários Reportar erro

Pelas informações que estão surgindo, a AMD está trabalhando em uma tecnologia resposta para os perfis de memória XMP da Intel. O nome dessa novidade seria RAMP ou Ryzen Accelerated Memory Profile e chegaria com a nova geração de mainboards e processadores da empresa.

Até o momento, não sabemos muito sobre essa nova tecnologia RAMP, além de que seria uma resposta à tecnologia da Intel. A RAMP provavelmente tem a ver com alguma forma de aumento de clock nas plataformas AMD, mas não há confirmação de qual componente seria - algo sobre a CPU ou memória, por exemplo.

O nome apareceu pela primeira vez em um vazamento de desenvolvedores HWiNFO,  ferramenta de diagnóstico de periféricos profissional. A tecnologia está listada nas mudanças do HWiNFO v7.17 beta, Build 4660, e a nota de lançamento fala apenas da adição de suporte preliminar ao RAMP.

Quando questionado sobre o assunto, o HWiNFO declarou que "AMD RAMP significa simplesmente "AMD Ryzen Accelerated Memory Profile" e é dito ser capaz de acelerar a nova memória DDR5, como Intel XMP 3.0, além dos conhecidos padrões JEDEC".

- Continua após a publicidade -

Pelo que se entende até então, a RAMP seria o sucessor do A-XMP ou AMP (AMD Memory Profile) ou ainda DOCP (Direct Over Clock Profile) que existe atualmente nas placas AMD. Como já mencionado, ela seria o equivalente do Extreme Memory Profile (XMP) 3.0 da Intel para o próximo padrão de memória DDR5 que está chegando às plataformas AMD nas CPUs da próxima geração da série Ryzen 7000 baseadas em Zen 4. 

Com a Intel assumindo a liderança ao anunciar a primeira plataforma de desktop compatível com DDR5, os fabricantes de memória adotaram o novo perfil de overclocking XMP 3.0 da Intel como padrão. Provavelmente a RAMP seria compatível com o XMP, mas também permitiria que os fabricantes de memória adotem sua tecnologia exclusivamente.

Atualmente, a AMD está focada em lançar as placas-mãe série 600 com um novo soquete AM5 para CPUs Ryzen 7000 “Raphael”. As novas placas-mãe baseadas em LGA1718, grande mudança desde a primeira geração Ryzen, serão as primeiras da AMD a suportar memória DDR5, bem como o padrão PCIe Gen5.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Videocardz, Neowin, TechPowerUp
Tags
amd
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.