
NVIDIA investe em nova unidade de pesquisas e criação de CPUs em Israel
A empresa deve passar a disputar com a Intel os engenheiros qualificados que trabalham no paísAo mesmo tempo que aguarda decisões dos governos do Reino Unido e da China quanto à compra da ARM, a NVIDIA continua investindo para marcar presença no segmento de CPUs. A Empresa anunciou nesta terça-feira (18) a criação de uma nova unidade de pesquisa focada no desenvolvimento da engenharia do design de um processador proprietário.
A nova operação da fabricante deve se fixar em Israel, e a previsão é que centenas de engenheiros vão ser contratados para fazer parte dela. Enquanto uma entrada no mercado consumidor não é descartada, a princípio a companhia deve focar esforços no desenvolvimento de componentes que serão aplicados na expansão de seus negócios de centros de dados.
O investimento também deve ajudar a companhia a depender menos de concorrentes como a AMD, que fornecem os chips usados nas estações DGX Station A100. Até o momento não está claro como a nova unidade vai contribuir para iniciativas como o Grace, CPU anunciada em abril de 2021 que promete ser o ponto central do novo supercomputador da NVIDIA.
NVIDIA deve focar em centro de dados
Enquanto há a possiblidade de que a NVIDIA entre no mercado de CPUs para consumidores no futuro, isso não deve acontecer em um período muito próximo. A própria empresa reconheceu os grandes avanços que a AMD e a Intel apresentam na área, chegando a afirmar que a dominância delas é o suficiente para que sua compra da ARM não represente um risco para o mercado.
Conforme aponta o site PC Gamer, a decisão da fabricante em abrir uma planta de pesquisas em Israel deve colocá-la em confronto direto com a Intel. A fabricante da linha Core fez diversos investimentos no país, e a presença de uma concorrente pode fazer com que muitos de seus engenheiros mais qualificados decidam partir em busca de novas oportunidades.
“Israel, com sua riqueza única de talentos, é um jogador-chave no ecossistema de tecnologia global, e estamos animados em criar um novo grupo de CPU aqui”, afirmou o CTO da NVIDIA, Michael Kagan. “Estamos ansiosos para continuar crescendo nossas atividades locais de pesquisa e desenvolvimento, tanto nessa área quanto em nosso trabalho extensivo de dar suporte ao ecossistema local através de programas únicos para startups e desenvolvedores”.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: PC Gamer, VideoCardz