Créditos: Divulgação/Microsoft

Microsoft já deixou de fabricar o Xbox One para focar nos Xbox Series S e X

Novas unidades dos consoles deixaram de ser produzidas já no final de 2020
Por Felipe Gugelmin 13/01/2022 10:37 | atualizado 13/01/2022 10:37 Comentários Reportar erro

A Microsoft revelou nesta quarta-feira (13) que já encerrou a produção de todos os consoles da linha Xbox One para se focar exclusivamente nos modelos Series S e Series X. A decisão da empresa aconteceu há um tempo considerável: desde o fim de 2020 não são mais fabricadas novas unidades da antiga geração de consoles, que estreou em 2013.

Isso significa que há mais de um ano os produtos encontrados nas lojas ao redor do mundo se tratam de estoques que já haviam sido distribuídos há um tempo considerável. “Para focar na produção do Xbox Series X/S, paramos de fabricar todos os consoles Xbox One no final de 2020”, confirmou ao The Verge a diretora sênior de marketing de produto de consoles, Cindy Walker.

A notícia surge em um momento no qual a Sony confirmou que vai continuar produzindo novas unidades do PlayStation 4 como forma de compensar os problemas de abastecimento do PlayStation 5. Segundo a empresa, sua intenção é oferecer aos consumidores mais casuais uma plataforma de entrada capaz de suprir a vontade de jogar em um momento no qual o hardware mais poderoso (e caro) ainda é difícil de encontrar.

Aposta em dois modelos ajuda nos planos da Microsoft

A decisão de descontinuar a produção o Xbox One em 2020 parece estar diretamente relacionada à decisão da empresa de apostar em dois modelos de console na geração atual. Enquanto o Xbox Series X também sofre com a falta de componentes em escala global pelo qual estamos passando, o Series S tem se mostrado relativamente fácil de encontrar.

- Continua após a publicidade -

Embora a plataforma traga um hardware mais modesto, ela ocupa o lugar que poderia ser de um console da geração anterior e oferece um preço de entrada considerado competitivo (US$ 299). Dessa forma, a Microsoft não deve ter visto mais sentido em manter a produção de plataformas mais antigas, por mais que elas pudessem ser vendidas por um valor ainda menor.

Em uma entrevista recente ao podcast do New York Times, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, afirmou que tanto o Series S quanto o Series X quebraram os recordes de vendas das gerações anteriores da plataforma nos 14 meses em que estão nas lojas. Segundo ele, as linhas de fabricação estão trabalhando normalmente, e a dificuldade de encontrar alguns modelos do hardware se deve à uma demanda fora da curva.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
Assuntos
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.