Créditos: Imagem/ Divulgação Valve - colagem Portal

Portal 2 é o primeiro game certificado com suporte ao Steam Deck

Dispositivo portátil da Valve tem data de lançamento para o próximo mês

Com a data de lançamento do Steam Deck se aproximando, em fevereiro de 2022, mais detalhes do dispositivo portátil da Valve devem aparecer. Agora, ao que tudo indica, o aparelho possui seu primeiro game com porte verificado e trata-se de Portal 2, game lançado em 2011 e desenvolvido pela própria Valve

As informações podem ser conferidas na página do game no SteamDB. Nesta terça-feira (11), o game recebeu algumas atualizações de dados que tratam a respeito da compatibilidade do título com o Steam Deck. Além do histórico de atualizações, é possível notar também o ícone de compatibilidade do game com a nova plataforma. 

 

 Verificação 

De acordo com o programa Steam Deck Verified, o selo de verificação indica que o game atende a 4 pré-requisitos básicos no Deck, que são:

  • Controles: o game deve possuir compatibilidade total com o comando, bem como usar ícones apropriados dos botões do controle e apresentar automaticamente o teclado virtual sempre que necessário. 
  • Apresentação: o título precisa ser compatível com a resolução de tela do dispositivo, 1280x800 ou 1280x720, incluindo um texto legível. 
  • Integração: o jogo não deve apresentar nenhum aviso de compatibilidade e, se tiver um launcher, este deve ser navegável com um comando.
  • Compatibilidade com o sistema: Se o jogo funcionar por meio de Proton, o mesmo e o software adicional devem ser compatíveis com Proton. Isto inclui software anti-cheats.

Além de totalmente aprovado, os jogos ainda podem ser classificados como "Jogáveis"; "Incompatíveis" ou "Desconhecido"

- Continua após a publicidade -

Compatibilidade com o Linux

O Steam Deck rodará o SteamOS, baseado no sistema operacional Linux. No mês passado, a plataforma ProtonDB da Valve, já marcava que mais de 80% dos 100 jogos mais populares da biblioteca da Steam já funcionavam bem no Linux, o que pode ser um indicativo de que, em breve, mais games recebam a certificação do Steam Deck.

80% dos 100 jogos mais populares da Steam já rodam no Linux

80% dos 100 jogos mais populares da Steam já rodam no Linux
Dados foram coletados através do ProtonDB, plataforma da própria Valve

 

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neowin Fonte: SteamDB
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.