Créditos: AMD

Radeon RX 6500 XT usa interface PCIe 4.0 x4

Corte de custo na produção da placa pode afetar desempenho

No início do ano, a AMD apresentou ao mundo suas mais recentes GPUs desenvolvidas em torno da arquitetura RDNA2, a Radeon X 6500 XT e RX 6400. Destinado a computadores para jogos de nível básico, a RX 6500 XT é definitivamente a mais interessante das placas anunciadas, principalmente para jogadores com orçamento limitado. É essencialmente a primeira GPU baseada em RDNA2 visando o mercado de entrada, com preço anunciado de US$199 (dolorosos R$1110,92 em conversão direta)  - o fato da RX 6400 ser apenas para distribuição OEM fortalece a sua irmã mais forte. No entanto, parece que a AMD não desenvolveu simplesmente uma GPU com menos potência, mas adotou medidas de redução de custos ainda mais agressivas.

Conforme observado pelo portal Videocardz, a página de produto da ASRock para a RX 6500 XT Phantom Gaming D 4GB OC mostra que a largura de banda do barramento PCIe foi reduzida pela metade em comparação com a RX 6600 XT e agora suporta apenas um link PCIe 4.0 x4. Isso faz com que o RX 6500 XT da AMD tenha a mesma largura de banda PCIe disponível para os SSDs NVMe top de linha no momento.

As imagens ampliadas nos conectores PCIe da RX 6500 XT, RX 6600 XT e RX 6700 XT mostram as diferenças físicas: a imagem da RX 6500 XT mostra apenas traços PCIe apenas em x4. A RX 6600 XT usa um link PCIe 4.0 x8. A RX 6700 XT, utilizando o link PCIe 4.0 x16 completo, possui traços ao longo do comprimento do conector.

E o desempenho?

O que isso pode significar para sua experiência de jogo? Bem, se você estiver com uma placa-mãe mais recente com suporte PCIe 4.0, nada muda. O chip Navi 24 no coração da RX 6500 XT tem metade dos recursos de computação do chip presente na RX 6600 XT. É provável que a largura de banda do barramento PCIe necessária para manter o chip alimentado com dados não seja particularmente alta, e a AMD indica a placa para jogos em 1080p. Essa resolução não sobrecarrega muito a largura de banda de 8 GB/s do link PCIe 4.0 x4 que o RX 6500 XT usa.

- Continua após a publicidade -

Mas as coisas ficam mais complicadas se sua placa-mãe foi arquitetada para um padrão PCIe de geração anterior. Lembre-se de que o PCIe é retrocompatível, e muitos usuários ainda podem estar se utilizando o bom e velho PCIe 3.0. O maior mercado para uma GPU econômica como a RX 6500 XT serão PCs mais antigos que procuram uma atualização barata. São muitos clientes em potencial que ainda usam placas-mãe PCIe 3.0, e o desempenho pode ser muito afetado em certos cenários. 

A RX 6500 XT usa apenas uma conexão PCIe Gen4 x4, o que significa que a largura de banda agora é reduzida para apenas 4 GBps quando usada em sistemas com PCIe Gen3. Isso pode se apresentar como um gargalo nesses sistemas. É claro que apenas os testes poderão dizer com certeza se o gargalo existe (fique de olho em nossa seção de análises), mas uma coisa é certa: a AMD já está economizando custos com PCB e agora economizando mais ao optar por uma conexão de quatro vias.

Radeon RX 6500 XT e RX 6400 devem ser as primeiras GPUs fabricadas em 6nm

Radeon RX 6500 XT e RX 6400 devem ser as primeiras GPUs fabricadas em 6nm
A GPU mais forte já é esperada para janeiro

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tech Power Up, Guru 3D, Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.