Créditos: Mizter_X94 via Pixabay

NVIDIA afirma que comprando ARM vai estimular competição em consoles

Empresas tentam argumentar com autoridades para que o negócio entre ambas aconteça

A NVIDIA e a ARM estão tendo problemas em alguns aspectos do processo de aquisição da empresa britânica pela fabricando das GPU GeForce. Entre os entraves do negócio há os órgãos de FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) e CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados), que alegam que a movimentação da NVIDIA poderia sufocar a concorrência no mercado, por estar, segundo o argumento das entidades, concentrando muito poder na companhia. 

Para tentar convencer as autoridades, a NVIDIA e a ARM apresentaram alguns argumentos ao governo britânico, alegando que o negócio de 40 bilhões envolvendo a NVIDIA e a empresa britânica que desenvolve arquitetura de processadores não interfere na concorrência de mercado.  

No setor de consoles, a NVIDIA até pontua que compete, mas tem como principal argumento o fato de que, até então, a ARM não atua no mercado de consoles e nem fornece sua arquitetura para companhias que atuam. Segundo o relatório, a ARM, inclusive, não tem planos de competir neste mercado. 

Já a NVIDIA fornece SoCs semi-personalizados especificamente ao Nintendo Switch. Mas quem fornece os SoCs, exclusivamente, ao Xbox e PlayStation é a AMD. Assim sendo, não haveria conflito de interesse ou concentração de poder por parte da fabricante das GeForce neste setor. 

Jogadores do Xbox protestam contra crossplay forçado com o PC

Jogadores do Xbox protestam contra crossplay forçado com o PC
Donos do console reclamam sobre a presença de trapaceiros em títulos como Halo Infinite e Call of Duty: Warzone

ARM está mais presente nos dispositivos móveis

Outro argumento apresentado pela NVIDIA é que, mesmo que quisesse entrar no setor de CPU para PCs e Consoles, seus principais concorrentes seriam Intel e AMD, e não a ARM.

- Continua após a publicidade -

A lógica da NVIDIA também aponta para o fato de que a companhia britânica está mais presente em SoC para dispositivos móveis. A ARM atua licenciando IP de CPU para companhias como Qualcomm e MediaTek, que, apesar de terem licença para atuar no setor de PCs, não representam parte significativa deste mercado, de acordo com o relatório

Por fim, a NVIDIA ainda afirma que a " transação estimulará a concorrência nos consoles, pois a NVIDIA terá um incentivo para aprimorar o IP da ARM para competir com os chips x86 da Intel e da AMD", argumenta a empresa no documento.

ARM iniciou as conversas com NVIDIA para negociação da compra, aponta relatório

ARM iniciou as conversas com NVIDIA para negociação da compra, aponta relatório
Em documento divulgado no site do governo britânico, empresas afirmam que a intenção é a criação de uma alternativa ao ecossistema x86

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PC Gamer Fonte: Gov UK
Assuntos
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.