Créditos: Divulgação/Microsoft

Jogadores do Xbox protestam contra crossplay forçado com o PC

Donos do console reclamam sobre a presença de trapaceiros em títulos como Halo Infinite e Call of Duty: Warzone
Por Felipe Gugelmin 11/01/2022 14:37 | atualizado 11/01/2022 14:37 Comentários Reportar erro

Solução encontrada por diversas produtoras para assegurar a existência de comunidades mais ativas em jogos online, o crossplay entre plataformas está resultando em protestos por parte da comunidade do Xbox. No Reddit, donos do console estão afirmando que o crossplay forçado em jogos como Halo Infinite e Call of Duty: Warzone tem aumentado o número de cheaters e criado diversos desequilíbrios.

As principais reclamações estão relacionadas à facilidade de encontrar trapaceiros entre os jogadores de PC — consequência da maior liberdade que a plataforma oferece. A situação é especialmente grave em títulos com características free-to-play, nos quais jogadores banidos conseguem criar novas contas com facilidade após serem banidos.

No caso de Call of Duty: Warzone, há a possibilidade de desligar os recursos de crossplay, mas o jogo exija que eles sejam religados caso os jogadores de Xbox queiram se juntar a uma playlist. Curiosamente, isso não acontece na versão PlayStation 4 do jogo, que permite ignorar o aviso e prosseguir para jogar somente com quem possui o console da Sony.

Crossplay forçado traz dores de cabeça em Halo Infinite

Outro jogo que tem sido alvo de protestos é Halo Infinite, que força o crossplay entre Xbox e PC em todos os seus modos, incluindo os ranqueados. Mesmo que os jogadores se unam para formar grupos fechados no console, ainda é a grande a possibilidade de que eles enfrentem pessoas que jogam no computador e encontrem ao menos um trapaceiro no meio.

A decisão da Microsoft em forçar a interação entre as duas plataformas contrasta com declarações feitas por Phil Spencer, chefe da divisão Xbox. Em 2016, ele concedeu uma entrevista à GameSpot onde afirmou que nunca forçaria alguém que joga em um gamepad a enfrentar alguém que usa mouse e teclado ou um sistema diferente de controle — algo que, na prática, acontece frequentemente em Halo Infinite.

- Continua após a publicidade -

Críticas a sistemas de crossplay forcados também atingiram jogos como Battlefield 2042, que chegou com a opção ligada no Xbox, mas a tornou opcional pouco tempo depois através de uma atualização. Atualmente, até mesmo títulos da própria Microsoft, como Sea of Thieves, permitem desligar o sistema caso os jogadores assim desejem.

Consultadas pelo site The Verge, a Microsoft e a Activision até o momento não se pronunciaram sobre assunto. Já a 343 Industries, desenvolvedora de Halo Infinite, afirma que está trabalhando em meios de prevenir o uso de trapaças no game, e prometeu para a metade de fevereiro uma atualização que deve lidar com essa e outras questões consideradas urgentes.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.