Créditos: NVIDIA/Divulgação

ARM iniciou as conversas com NVIDIA para negociação da compra, aponta relatório

Em documento divulgado no site do governo britânico, empresas afirmam que a intenção é a criação de uma alternativa ao ecossistema x86
Por Luiz Schmidt 11/01/2022 11:50 | atualizado 11/01/2022 15:11 Comentários Reportar erro

A aquisição da Arm pela NVIDIA, avaliada em US$ 40 bilhões, vêm enfrentando inúmeros problemas que colocam em risco sua conclusão. O interesse da NVIDIA na aquisição nos leva a acreditar que a própria teria se aproximado da Arm para iniciar as negociações. Entretanto, um relatório publicado no site oficial do governo britânico aponta a Softbank (dona da Arm) como empresa que deu inicio as negociações.

Enquanto os principais clientes da Arm apoiam a aquisição por parte da NVIDIA, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) é o novo órgão que está tentando impedir a transação. Alegando que a fusão das duas empresas sufocaria a concorrência, o FTC processou a NVIDIA.

Porém, o relatório divulgado aponta que as razões para a compra não visam atrapalhar a concorrência. Além de deixar claro que: "A Nvidia não entrou em contato com a SoftBank para comprar a Arm", o documento revela que as duas companhias buscam criar alternativas ao ecossistema de processadores x86.

Quando o SoftBank entrou em contato com a Nvidia sobre a possibilidade da compra da Arm, ambas as empresas perceberam que a Nvidia seria a única capaz de auxiliar a Arm na criação de novo IP e desenvolver um ecossistema a nível mundial para servir de alternativa ao x86, oferecendo aos consumidores mais escolhas e crescendo o mercado ao redor do mundo

Aquisição poderia estimular inovação no mercado

Ainda segundo o documento, a criação de uma alternativa ao x86 iria estimular gigantes como a Intel e a AMD a inovarem e expandirem suas ofertas no mercado. O relatório faz algumas menções à Intel e AMD, reconhecendo a excelência de ambas as empresas. Dessa forma, a aquisição da Arm serviria para estimular o mercado, ao invés de sufoca-lo como apontam os principais órgãos regulatórios ao redor do mundo.

- Continua após a publicidade -

A Nvidia elogia a competência das empresas, afirmando este ser um dos motivos da compra,reforçando a intenção de criar alternativas aos chips x86 da Intel e AMD. Por este motivo a transação, caso aprovada, serviria para estimular ainda mais a inovação no setor.

A Arm desenvolve chips para companhias, ao mesmo tempo que também vendem licenças para diversas empresas utilizarem a arquitetura Arm para o desenvolvimento de chips próprios, como a Apple que desenvolveu o M1 a partir do design da Arm. 

Por isso existe grande preocupação sobre como será o futuro da Arm após a aprovação da transação. Por isso, mesmo que o relatório aponte uma vontade de inovar dentro do mercado, a transação continuará enfrentando diversos problemas para ser aprovada.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Gamer, UK Government
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.