Créditos: Divulgação/EVGA

Placas de vídeo da EVGA roubadas em 2021 no EUA estão à venda no Vietnam

O carregamento que deveria chegar à San Francisco sumiu em novembro e só agora teve seu destino revelado
Por Felipe Gugelmin 10/01/2022 15:55 | atualizado 10/01/2022 16:44 Comentários Reportar erro

Em novembro de 2021, a EVGA, que trabalha como parceria da NVIDIA na produção de GPUs dedicadas, relatou que um caminhão contendo placas de vídeo da linha RTX 30 havia sido roubado. Após diversos relatos de que os produtos poderiam ter parado em fazendas de mineração, eles foram encontrados num lojista do Vietnã que promete descontos em troca de um período de garantia limitado.

A informação parte de uma fonte do site VideoCardz, que afirmou ter encontrado as placas sendo comercializadas por um preço considerado condizente com o mercado, mas com somente um mês de garantia. Anteriormente, o mesmo lojista responsável pelas vendas havia sido acusado de usar parte do carregamento roubado para construir plataformas de mineração.

O carregamento da EVGA deveria chegar à San Francisco, na Califórnia, mas foi desviado para um destino incerto no meio do caminho. Segundo a fabricante, havia placas de vídeo com preços que variavam entre US$ 330 e US$ 1960 no pacote, o que significa a presença desde modelos de entrada até GPUs com características mais poderosas e com fabricação limitada.

GPUs foram identificadas pelo código serial

Segundo a fonte consultada pelo VideoCardz, a confirmação de que as placas à venda no Vietnã pertencem ao carregamento roubado veio através do número de série dos dispositivos. Ela afirma ter adquirido pelo menos duas unidades da NVIDIA GeForce 3080Ti, cujos códigos foram conferidos no site oficial da EVGA.

- Continua após a publicidade -

Algo que chama a atenção é o fato de que, enquanto desvios de produtos de linha de produção e distribuição não são exatamente incomuns, geralmente eles são revendidos de forma discreta e por caminhos alternativos. No caso das placas da EVGA, as unidades desviadas estão disponíveis em um lojista conhecido (a Cong Nguyen) e estão disponíveis abertamente para o público em geral.

Em teoria, os consumidores que adquirirem as GPUs têm a responsabilidade de devolvê-las à fabricante, mas é bastante improvável que isso aconteça — especialmente em um momento no qual encontrar uma placa com preço próximo ao sugerido continua difícil. Resta esperar para descobrir como a EVGA vai lidar com a situação e se isso vai implicar em alguma punição à Cong Nguyen, que fez fama tanto pelas exibições de estruturas de mineração de criptomoedas quanto por costumar ter em estoque itens raros, como a linha de componentes da Asus inspirados na série Gundam.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
Assuntos
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.