Créditos: Divulgação/NVIDIA

Carregamentos globais de GPUs devem aumentar em 10% em 2022

Desaceleração do segmento de criptomoedas também deve facilitar a tarefa de achar uma GPU nas lojas
Por Felipe Gugelmin 10/01/2022 12:00 | atualizado 10/01/2022 12:00 Comentários Reportar erro

Enquanto 2022 ainda deve continuar sendo um ano difícil para quem procura fazer o upgrade de sua GPU, mas condições para isso devem se tornar mais convidativas nos próximos meses. Segundo o DigiTimes Asia, a previsão é a de que as remessas globais de placas de vídeo aumentem em até 10% durante o ano.

Em teoria, uma maior disponibilidade de hardwares no mercado deve ajudar a aplacar a alta na demanda e permitir que consumidores encontrem mais facilmente produtos por seus preços sugeridos. No entanto, algumas condições ainda devem ajudar a complicar a situação, como os surtos recentes da variante Omicron da COVID-19 que tem forçado muitos países a adotarem novamente medidas de isolamento social.

Segundo a DigiTimes, enquanto a demanda por hardwares para jogos (o que inclui consoles) continue em alta, a tendência geral para o segmento é de um ligeiro declínio. Isso é motivado principalmente pelas restrições à mineração de criptomoedas em alguns países (caso da China) e à expectativa de que o Ethereum vai passar a adotar o método proof-of-stake (PoS) em breve.

Expectativas para consumidores são positivas

Caso a transição para a nova forma de autenticação seja bem-sucedida, a previsão é a de que a busca por GPUs dedicadas pelo segmento de mineração caia, já que há uma tendência de diminuição no retorno do investimento necessário para montar setups considerados eficientes. A adição de 10% a mais de componentes também deve ajudar a segunda metade de 2022 a oferecer um cenário mais acolhedor para jogadores.

- Continua após a publicidade -

Em suas previsões, a DigiTimes também afirma que o ano deve ser marcado por um crescimento do segmento de notebooks e por perspectivas fortes para o de desktops. O site afirma que nomes como a Apple e a Dell já agendaram linhas de produção para até os próximos dois anos, fruto da crença de que a demanda dos consumidores vai continuar forte.

Outro aspecto que deve ajudar a tornar o cenário de GPUs mais convidativo é a entrada da Intel no segmento com sua linha Arc. Embora informações recentes indiquem que a empresa decidiu adiar ligeiramente seus planos, a presença de uma terceira opção junto à AMD e à NVIDIA, bem como o lançamento de novas placas de entrada das duas fabricantes, deve ajudar a facilitar a missão de encontrar GPUs por preços mais convidativos.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PC Gamer Fonte: DigiTimes
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.