Créditos: AMD

Dois CPUs AMD Ryzen 7000 Zen4 aparecem, um com 8 cores e outro com 16 cores

Aparentemente modelos serão os substitutos dos Ryzen 5800X e 5950X

A AMD fez uma grande apresentação na CES 2022, quando anunciou ao mundo uma prévia dos próximos processadores Ryzen 7000 (Raphael), que em breve disputarão um lugar na lista de Melhores CPUs para jogos. Não demorou muito para que o detetive de hardware Benchleaks garimpar dois chips Zen 4 de 5 nm da AMD, então pode ser que não demore para sabermos como esses chips irão se comportar comparado a seus concorrentes no mercado. 

Os supostos processadores Ryzen 7000 apareceram no projeto [email protected] na plataforma BOINC. É uma forma estranha de aparecer, já que a plataforma não é um benchmark. Em vez disso, o projeto [email protected] consiste em usuários se reunindo e usando seu poder de computação combinado para criar um modelo tridimensional da galáxia Via Láctea (projeto super interessante, confere no link acima).

A plataforma BOINC lista erroneamente o "número de processadores", mas deveria ser o número de threads. Assim, por exemplo, o Ryzen 9 5950X aparece com 32 "processadores" quando, na realidade, são threads. Em segundo lugar, a plataforma também expõe o "Cache" de cada processador. Embora a ferramenta não especifique o nível do cache, ela se correlaciona com o L2. Mais uma vez, podemos verificar essa métrica olhando para o Ryzen 9 5950X, onde aparece com 512 KB, que sabemos ser o cache L2.

- Continua após a publicidade -

Avanço no cache dos processadores

O primeiro dos dois chips surgiu com o codinome 100-000000666-21_N e carregava oito núcleos. Supondo que esses sejam processadores de desktop Ryzen e a AMD não relance modelos antigos renomeados, esse octa-core pode ser o Ryzen 7 7800X, o sucessor do Ryzen 7 5800X. O outro processador possui o codinome 100-000000665-21_N e possui 16 núcleos. Ele tem as especificações para ser o Ryzen 9 7950X, o que o torna a substituição direta do Ryzen 9 5950X existente .

De acordo com a Benchleaks, os CPUIDs para os dois processadores Ryzen correspondem aos chips Zen 4 da AMD para desktop. Claro, essas são amostras de engenharia. Não sabemos a velocidade do clock dos processadores; entretanto, a descrição do sistema revela o que parece ser o cache L2.

Como uma atualização rápida, o atual Ryzen 5000 (Vermeer) da AMD , que emprega núcleos Zen 3, tem 512 KB de cache L2 por núcleo. O relatório da BOINC mostra os processadores Zen 4 com 1.024 KB de cache L2 por núcleo. Se as informações forem precisas, a AMD teria efetivamente dobrado o cache L2 para cada núcleo no Zen 4.

Novo socket, novas tecnologias...

A AMD se comprometeu a lançar o Ryzen 7000 no segundo semestre de 2022. Os processadores da próxima geração utilizarão o novíssimo soquete AM5 que fez a transição de um design PGA (Pin Grid Array) para LGA (Land Grid Array), igual ao que a Intel usa. A fabricante de chips também confirmou que a vida útil do AM5 seria semelhante à do AM4. E o mais importante, o Ryzen 7000 dará início ao suporte a memórias DDR5 e PCIe 5.0 para contra-atacar os processadores Intel Alder Lake, os novíssimos “Core i” de 12ª Geração.

AMD busca trazer suporte a processadores Ryzen 5000 em placas-mãe com chipset 300

AMD busca trazer suporte a processadores Ryzen 5000 em placas-mãe com chipset 300
Se concretizado, retrocompatibilidade do socket AM4 ficará completa

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
amd
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.