Índice do Artigo

AMD

Dois CPUs AMD Ryzen 7000 Zen4 aparecem, um com 8 cores e outro com 16 cores

Dois CPUs AMD Ryzen 7000 Zen4 aparecem, um com 8 cores e outro com 16 cores
Créditos: AMD

A AMD fez uma grande apresentação na CES 2022, quando anunciou ao mundo uma prévia dos próximos processadores Ryzen 7000 (Raphael), que em breve disputarão um lugar na lista de Melhores CPUs para jogos. Não demorou muito para que o detetive de hardware Benchleaks garimpar dois chips Zen 4 de 5 nm da AMD, então pode ser que não demore para sabermos como esses chips irão se comportar comparado a seus concorrentes no mercado. 

Os supostos processadores Ryzen 7000 apareceram no projeto MilkyWay@Home na plataforma BOINC. É uma forma estranha de aparecer, já que a plataforma não é um benchmark. Em vez disso, o projeto MilkyWay@Home consiste em usuários se reunindo e usando seu poder de computação combinado para criar um modelo tridimensional da galáxia Via Láctea (projeto super interessante, confere no link acima).

A plataforma BOINC lista erroneamente o “número de processadores”, mas deveria ser o número de threads. Assim, por exemplo, o Ryzen 9 5950X aparece com 32 “processadores” quando, na realidade, são threads. Em segundo lugar, a plataforma também expõe o “Cache” de cada processador. Embora a ferramenta não especifique o nível do cache, ela se correlaciona com o L2. Mais uma vez, podemos verificar essa métrica olhando para o Ryzen 9 5950X, onde aparece com 512 KB, que sabemos ser o cache L2.

Avanço no cache dos processadores

O primeiro dos dois chips surgiu com o codinome 100-000000666-21_N e carregava oito núcleos. Supondo que esses sejam processadores de desktop Ryzen e a AMD não relance modelos antigos renomeados, esse octa-core pode ser o Ryzen 7 7800X, o sucessor do Ryzen 7 5800X. O outro processador possui o codinome 100-000000665-21_N e possui 16 núcleos. Ele tem as especificações para ser o Ryzen 9 7950X, o que o torna a substituição direta do Ryzen 9 5950X existente .

De acordo com a Benchleaks, os CPUIDs para os dois processadores Ryzen correspondem aos chips Zen 4 da AMD para desktop. Claro, essas são amostras de engenharia. Não sabemos a velocidade do clock dos processadores; entretanto, a descrição do sistema revela o que parece ser o cache L2.

Como uma atualização rápida, o atual Ryzen 5000 (Vermeer) da AMD , que emprega núcleos Zen 3, tem 512 KB de cache L2 por núcleo. O relatório da BOINC mostra os processadores Zen 4 com 1.024 KB de cache L2 por núcleo. Se as informações forem precisas, a AMD teria efetivamente dobrado o cache L2 para cada núcleo no Zen 4.

Novo socket, novas tecnologias…

A AMD se comprometeu a lançar o Ryzen 7000 no segundo semestre de 2022. Os processadores da próxima geração utilizarão o novíssimo soquete AM5 que fez a transição de um design PGA (Pin Grid Array) para LGA (Land Grid Array), igual ao que a Intel usa. A fabricante de chips também confirmou que a vida útil do AM5 seria semelhante à do AM4. E o mais importante, o Ryzen 7000 dará início ao suporte a memórias DDR5 e PCIe 5.0 para contra-atacar os processadores Intel Alder Lake, os novíssimos “Core i” de 12ª Geração.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções