Créditos: Divulgação/Intel

Intel Arc pode ter lançamento adiado, indica mudança em site oficial

Esperada para o primeiro trimestre, a linha pode chegar somente em um momento posterior de 2022
Por Felipe Gugelmin 07/01/2022 12:58 | atualizado 07/01/2022 15:59 Comentários Reportar erro

Dias após reforçar que a linha de GPUs dedicadas Intel Arc deve chegar às lojas ainda no primeiro trimestre de 2022, a fabricante fez mudanças em seu site oficial que indicam um possível adiamento. Enquanto este ano continua aparecendo como aquele em que os produtos vão fazer sua estreia, todas as referências ao primeiro trimestre foram removidas pela empresa.

O site Tom’s Hardware questionou a Intel sobre a mudança e, em resposta, ela afirmou que ainda pretende trazer os primeiros produtos da linha Alchemist aos consumidores na janela divulgada anteriormente. Isso significa que, embora alguns ainda devam cumprir o prazo, há a possibilidade de que algumas soluções de hardware, software e serviços foram deixados para um futuro mais distante.

A expectativa é que os primeiros dispositivos lançados sejam as GPUs mobile da fabricante, que devem trazer 128 unidades de execução (EUs), enquanto os modelos mais poderosos devem chegar posteriormente. Isso significa que aqueles que estão esperando as soluções da Intel para desktops deverão ter que continuar esperando, bem como aqueles que aguardam pelos dispositivos produzidos pelos parceiros da companhia.

Mudança contrasta com posições da Intel

A aparentemente mudança no posicionamento da empresa contrasta com as exibições feitas durante a CES 2022 e com documentos vazados antes do início do evento. Em um deles, a companhia revelava que as GPUs Intel Arc já estavam sendo enviadas para parceiros e que Death Stranding: Director’s Cut seria um dos primeiros títulos a usar a tecnologia Intel XeSS — algo que acabou sendo confirmado pouco tempo depois.

Entre as companhias que estão trabalhando em parceria com a Intel estão nomes como Acer, Asus, Gigabyte, Clevo, Dell, Haier, HP, Lenovo, Samsung, MSI e NEC. A primeira geração dos produtos deve competir diretamente com os modelos de entrada e intermediários da AMD e da NVIDIA — especificações vazadas do modelo Arc A380 mostram um desempenho comparável ao da RTX 3060 Ti mobile.

- Continua após a publicidade -

Enquanto originalmente a Intel revelou que a linha Arc seria voltada a jogadores que buscavam pelo máximo de desempenho, aos poucos ela mudou sua narrativa para focar em laptops e criadores de conteúdo. Com isso, não será surpreendente se produtos com consumo energético mais limitado ganhem prioridade dentro das linhas de produção da empresa, resultando num adiamento dos demais.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware, VideoCardz
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.