Créditos: Divulgação/Phison

Controlador Phison E26 para SSDs PCIe 5.0 super rápidos é anunciado na CES

Testes conduzidos pela empresa revelaram velocidades de leitura que chegam até 13 GB/s
Por Felipe Gugelmin 07/01/2022 11:44 | atualizado 07/01/2022 11:47 Comentários Reportar erro

A Phison, empresa líder no segmento de tecnologia e desenvolvimento de controladores para SSDs, apresentou na CES 2022 sua nova geração de produtos. O novo modelo Phison E26 é compatível com o padrão PCIe 5.0 e promete oferecer velocidades de transmissão de dados que ultrapassam os 10 GB/s.

Segundo a fabricante, em testes de laboratório ela já foi capaz de ultrapassar velocidades de leitura de 13 GB/s (e 12 GB/s na escrita), que podem ser ainda maiores no lançamento. Durante o evento, ela revelou que já enviou algumas amostras a fabricantes de placas-mães, que devem passar a adotar o novo controlador até o final de 2022.

Junto à expectativa da baixa no preço de SSDs, aliada à tecnologia DirectStorage da Microsoft, as velocidades oferecidas pelo Phison 26 devem ajudar a mudar o que esperamos encontrar em componentes de alto desempenho. Atualmente, os componentes fabricantes pelo empresa já são adotados por fabricantes como Gigabyte, Corsair, MSI, Patriot, Sabrent, Seagate e Corsair, entre outras fabricantes.

Phison também traz opções para notebooks e smartphones

Além do Phison E26, a empresa aproveitou a CES 2022 para revelar detalhes do PS50121-E21T DRAM-less, nova arquitetura focada no segmento de notebooks. Usando a tecnologia PCIe 4.0 como base, ela promete leitura sequencial de até 4.800 MB/s e escrita sequencial de até 4.500 MB/s, usando uma arquitetura de CPU única com microcontrolador de 32-bit e processo de fabricação de 12 nm da TSMC.

Ela também apresentou o controlador NVMe Phison PS5021-E21T BGA DRAM-less, criado para o mercado mobile e que oferece suporte para capacidades de armazenamento de até 1TB. Também usando a tecnologia de fabricação de 12 nm da TSMC, o dispositivo garante leitura sequencial de até 3.600 MB/s e escrita sequencial máxima de 3.000 MB/s.

- Continua após a publicidade -

A Phison também destacou a presença do controlador E13T BGA no poderoso smartphone Black Shark 4 da Xiaomi. A fabricante chinesa afirma que o hardware foi responsável por aumentar em 69% a performance de leitura e escrita de seu armazenamento em relação à geração anterior do dispositivo.

Para o futuro próximo, a empresa vai se focar no desenvolvimento do firmware do Phison E26 e em ajustes de performance para o momento em que ele chegar ao mercado. Embora as velocidades finais obtidas pelo dispositivo possam se revelar menores do que as obtidas nos testes, os ganhos proporcionados já trazem boas perspectivas para o futuro dos SSDs PCIe 5.0 lançados nos próximos anos.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TechPowerUp, PC Gamer
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.