Índice do Artigo

AMD

CEO da AMD confirma que soquete AM5 será de longa vida, como AM4

CEO da AMD confirma que soquete AM5 será de longa vida, como AM4
Créditos: Imagem/ Divulgação AMD

O soquete AM5, da AMD, foi uma das novidades apresentadas pela companhia na CES 2022. Dr Lisa Su, CEO da AMD, também confirmou que o novo soquete terá uma vida longa, assim como o antecessor, o AM4. Perguntada a respeito do assunto, ela disse que a companhia estava satisfeita com a evolução do AM4 e, apesar de não estipular um tempo de vida, afirmou que o AM5 deve seguir os passos da versão mais antiga. 

Lançado junto com os primeiros processadores Ryzen da empresa, o soquete AM4 estreou em 2017. Desde então, o componente esteve presente em diversos hardwares de usuários e ainda deve fazer suas participações neste ano, com os processadores Ryzen 5000X3D

 

Declaração de Lisa Su 

Confira a resposta da CEO da AMDDr Lisa Su, quando questionada por um repórter a respeito do tempo de vida do novo soquete AM5

“Bem, nós ficamos extremamente satisfeitos com a evolução do AM4… dissemos que manteríamos esse soquete por muito tempo e assim o fizemos. Continuamos a acreditar que tem sido bom para a comunidade e, francamente, tem sido bom para nós também”, disse Dr Lisa Su

“Era hora de fazer uma transição de soquete para o novo I/O de nova tecnologia, mas acho que em termos de estratégia, deve ser semelhante. Não tenho um número exato de anos, mas diria que você deve esperar que o AM5 seja uma plataforma de longa duração como o AM4 tem sido. Acho que esperamos que o AM4 permaneça no mercado por alguns anos e será um tipo de coisa que se sobrepõe”, finalizou a executiva. 

Nova estrutura

Os novos soquetes AMD trarão diferenças importantes com relação a geração anterior. O AM5 virá adaptado as memórias DDR5 (four 40-bit channels), bem como PCIe Gen 5. Um passo a frente em relação ao AM4 que foi projetado com foco nas DDR4 dual-channel e até 28 pistas de PCIe Gen 3, atendendo depois a Gen 4.

O novo encaixe do soquete será similar ao dos Intel de geração Core. O AM5 virá com 1718 pinos e com a possibilidade de seguir utilizando o cooler da geração anterior. 

O AM5 chega no segundo semestre de 2022

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções