Índice do Artigo

Intel

Placas-mãe ASRock Z690 Aqua e Aqua OC chegam otimizadas para i9-12900KS

Placas-mãe ASRock Z690 Aqua e Aqua OC chegam otimizadas para i9-12900KS
Créditos: ASRock

Quando o assunto é hardware nível entusiasta, as fabricantes nunca deixam de nos surpreender. Assim como a MSI MEG Z690 Godlike e Gigabyte Z690 Aorus Xtreme, a ASRock também está ampliando sua oferta de placas-mãe baseadas no chipset Z690 com dois modelos, ASRock Z690 Aqua OC e Z690 Aqua. Ambas terão números limitados de 500 unidades, verdadeiros itens de colecionador. As placas já chegam otimizadas para o i9-12900KS com a opção Intel Enhanced Thermal Velocity Boost.

Visualmente, as placas são um colírio para os olhos do PC gamer que gosta de ficar admirando seu hardware. Ambos modelos contam com um sistema de refrigeração líquida que cobre quase toda a placa. A ASRock incluiu ainda um detector digital de vazamento de líquido. O PCB de 12 camadas garante durabilidade e também é coberto por um backplate, o que faz com que a placa seja praticamente toda coberta dos dois lados.

A ASRock Z690 Aqua OC e Z690 Aqua oferecem configuração de VRMs de 19+1 fases e 105A, permitindo overclock entusiasta para qualquer Intel Core Alder Lake destravado. As placas ASRock Aqua contam com dois slots PCIe 5.0 que operam em modos x16/x0 ou x8/x8, além de um slot PCIe 4.0 x16 e outro PCIe 3.0 x1. Em relação a conexões M.2, a ASRock oferece três slots PCIe 4.0 x4 M.2. O cover de um desses slots, inclusive, conta com uma pequena tela OLED, mas a ASRock não liberou detalhes sobre o recurso.

A maior diferença entre os dois modelos é a quantidade de slots de memória DDR5. A versão OC conta com dois, permitindo overlock de memória RAM ainda melhor. Outra diferença entre as duas, é que a versão “normal” tem duas portas USB 3.2 a mais no painel traseiro, enquanto que o modelo OC conta com uma porta PS/2. O mesmo acontece com as portas SATA, a versão mais entusiasta tem um conector extra de energia no lugar de duas portas SATA.

Fora essas diferenças, as duas placas oferecem o que há de melhor em conexões, como portas Thunderbolt 4, Ethernet 10 Gbps, Wi-Fi 6E e USB 3.2 que oferecem velocidades de 10Gbps e 20Gbps, além de portas DisplayPort. Ainda não existe informações sobre disponibilidade e preço para que os poucos felizardos possam colocar suas mãos em uma das placas.

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções