Créditos: Divulgação/Buffik/Pixabay

Wi-Fi 6 Release 2 é anunciado: upload mais rápido e melhor controle de energia

A nova versão da especificação promete melhorias de desempenho para ambientes corporativos e dispositivos IoT
Por Felipe Gugelmin 06/01/2022 10:42 | atualizado 06/01/2022 10:42 Comentários Reportar erro

A Wi-Fi Alliance anunciou na última quarta-feira (5) as especificações finais do Wi-Fi 6 Release 2, que promete oferecer velocidades de upload aprimoradas e um melhor controle de energia em todas as bandas suportadas — 2,4 GHz, 5GHz e 6 GHz. O novo padrão deve servir como guia para o desenvolvimento de roteadores domésticos e profissionais, bem como para aparelhos pertencentes à internet das coisas.

Entre as novidades do Wi-Fi está o suporte para uplink de entrada e saída por usuários múltiplos (MIMO multi-usuário), o que deve aumentar o desempenho de serviços de streaming, videoconferência e de games com aspectos online. A Wi-Fi Alliance afirma que a evolução é necessária para acompanhar a demanda crescente por banda em ambientes domésticos e residenciais — a previsão é que quase 2 bilhões de dispositivos compatíveis cheguem ao mercado em 2022.

As redes Wi-Fi estão suportando mais atividades upstream, com usuários enviando frequentemente documentos de trabalho e vídeos para sites de mídia social”, afirma o grupo. A expectativa é que o uso de banda seja ampliado ainda mais por dispositivos da chamada internet das coisas (IoT), que se conectam a redes Wi-Fi para enviar e receber dados da nuvem.

Wi-Fi 6 Release 2 aprimora gerenciamento de energia

A nova versão do padrão também promete reduzir custos operacionais através de melhorias do gerenciamento de energia para dispositivos corporativos e de IoT. A certificação acompanha a opção que permite configurar o tempo de despertar de um aparelho baseado no alvo da transmissão (TWT), tempos de repouso estendidos e um sistema multiusuário dinâmico de economia de energia de multiplexação espacial (SMPS).

Na prática, os novos recursos devem permitir que dispositivos sejam configurados para permanecer em repouso por mais tempo e entrem em ação somente em horários pré-determinados para transmitir dados. O sistema também vai permitir que partes redundantes de um sistema sejam desligadas de forma inteligente para reduzir o consumo de energia de redes configuradas sob o padrão Wi-Fi 6. 

- Continua após a publicidade -

Segundo Phil Solis, Diretor de Pesquisas da IDC, o Wi-Fi 6 teve uma velocidade de adoção mais rápida do que as gerações anteriores da tecnologia sem fio, garantindo o acesso à internet de alta performance e baixa latência. Ele afirma que os principais beneficiados foram áreas com alta densidade de usuários e ambientes nos quais há um grande número de conexões simultâneas, resultando em um tráfico intenso de dados.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wi-Fi Alliance
Assuntos
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.