Créditos: AMD

Veja foto de suposto processador AMD EPYC Zen 4, um gigante com 128 núcleos

CPU voltado para data centers deve fazer parte da próxima geração AMD EPYC
Por Raphael Giannotti 05/01/2022 16:40 | atualizado 05/01/2022 18:11 Comentários Reportar erro

Quando a AMD chegou com a série de CPUs Threadripper, chamou muito a atenção pelo tamanho, que era consideravelmente maior que os processadores mainstream. Quanto mais tecnologia e, principalmente, núcleos, os CPUs vão ficando maior. Essa foto do suposto próximo AMD Epyc mostra o tamanho que um CPU com mais de 90 núcleos deve ter. A foto foi publicada no subreddit r/AMD pelo usuário "Three-Feet-Cat"

Na verdade não tem como saber qual é esse processador. Pode ser tanto um AMD EPYC "Genoa" com 96 núcleos e 192 threads, ou um "Bergamo" com 128 núcleos 256 threads, já que ambos usarão o mesmo socket e o "encapsulamento" será o mesmo para os dois. No entanto, dá para perceber pela foto que esse CPU é maior do que as gerações anteriores.

A próxima geração de CPUs AMD EPYC Genoa será equipada com núcleos Zen 4, mesma microarquitetura que fará parte da próxima geração de processadores Ryzen 7000, codinome "Raphael". Os CPUs EPYC Genoa farão uso do socket SP5 LGA 6960. Para efeito de comparação, a atual geração, EPYC Milan, tem um socket consideravelmente menor com 4094 pinos. Portanto dá para acreditar que o próximo socket será realmente grande com 2002 pinos a mais.

- Continua após a publicidade -

Esse socket LGA 6960 também suportará as próximas gerações de CPUs EPYC. Os processadores voltados para data centers da próxima geração virão com 96 núcleos e 192 threads e serão fabricados em 5nm, contra a atual geração que tem configuração de 64C/128T e fabricados em 7nm. O TDP do novo socket pode chegar a 700W, contra os 450W da atual geração. Isso não reflete necessariamente o consumo do CPU, mas, sim, o que o socket consegue fornecer.

A plataforma SP5 também oferecerá suporte a DDR5-5200, bem maior que DDR4-3200 da atual plataforma. Além disso, será possível ter sistemas com 3TB de memória RAM com módulos de 128GB. Antes da chegada dos CPUs EPYC Genoa, a AMD deve lançar os primeiros processadores com tecnologia 3D V-cache, chegando a 768MB de cache. Esses processadores ainda farão parte da atual geração e serão chamados de EPYC Milan-X.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.