Créditos: Divulgação/Microsoft

[ATUALIZADO] Xbox começa a barrar acesso a emuladores pelo Modo de Desenvolvedor

A empresa começou a encerrar contas de usuários que nunca publicaram jogos na Xbox Live
Por Felipe Gugelmin 05/01/2022 11:31 | atualizado 05/01/2022 21:31 Comentários Reportar erro

ATUALIZAÇÃO: Em sua conta pessoal no Twitter, Jason Ronald, gerente de projeto da Microsoft, afirmou que a companhia não está trabalhando para restringir o acesso ao Modo de Desenvolvedor. Segundo ele, no processo regular de manutenção de contas da empresa para apagar alguns perfis inativos houve erros que retiraram o acesso de algumas pessoas acidentalmente.

Ronald afirmou que a empresa já está ciente do incômodo provocado e que está trabalhando ativamente para restaurar as contas desativadas assim que possível. Assim que isso acontecer, os usuários afetados vão poder religar o Modo de Desenvolvedor e voltar a usar seus recursos. Caso você tenha sido afetado, pode entrar em contato com a companhia pelo e-mail [email protected]microsoft.com para tentar agilizar o processo.

Notícia original

Apresentando hardwares poderosos, os consoles Xbox Series S e Series X se tornaram bastante apreciados pela comunidade de emulação por suas capacidades de reproduzir com facilidade jogos de PlayStation 1, GameCube, Wii e outras plataformas. No entanto, parece que a Microsoft não está muito feliz com isso e começou a barrar o acesso à opção das plataformas que permite que isso aconteça.

Criado para permitir que desenvolvedores independentes trabalhassem com mais facilidade em seus projetos, o Modo de Desenvolvedor do Xbox permitia a instalação de homebrews e emuladores populares como o RetroArch. Enquanto até pouco tempo todos podiam acessar a opção mediante o pagamento de uma pequena taxa, a empresa começou a enviar e-mails barrando o acesso de muitos usuários.

- Continua após a publicidade -

Conforme relatado pelo YouTuber Modern Vintage Gamer, donos do Xbox estão recebendo mensagens que afirmam que eles estão sendo retirados do programa por “não possuir uma presença ativa na loja”. A empresa também afirma que seu Código de Conduta deixa claro que isso é necessário para garantir que os privilégios do Modo de Desenvolvedor sejam preservados.

Decisão deve reduzir homebrews no Xbox

Na prática, o que a Microsoft está fazendo é remover de seu programa “desenvolvedores” que não ingressaram nele com o objetivo final de criar jogos. Embora faça sentido, a decisão se prova polêmica pelo fato de que todos que ingressaram no modo tiveram que pagar uma taxa de US$ 20 para isso.

Enquanto a companhia sempre colocou em seus termos que poderia encerrar o acesso ao serviço em contas inativas, suas ações atuais indicam uma empreitada contra iniciativas que ela pode classificar como pirataria. O próprio Vintage Gamer afirma que criou sua conta de desenvolvedor no momento em que o recurso foi liberado no Xbox One, e que somente agora teve problemas com sua inatividade na loja.

A comunidade dedicada à emulação também criticou o fato de que a empresa não fez qualquer comunicado prévio sobre o encerramento das contas antes que o acesso fosse bloqueado. Isso não significa que o Modo de Desenvolvedor está sendo retirado do Xbox Series S e Series X, mas sim que ele deve passar a ser mais restrito em 2022, resultando em impactos severos nas comunidades de emulação e homebrew.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Pure Xbox
Assuntos
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.