Intel anuncia chipsets H670, B660 e H610 para placas-mãe LGA 1700 mais baratas

Modelos tem projetos mais simples dos que placas Z690, consequentemente preços mais atrativos

A Intel anunciou na CES seus novos chipsets Serie 600, modelos H670, B660 e H610, dessa forma as fabricantes de placas-mãe lançaram vários novos modelos de placas-mãe com esses chipsets, que na prática suportam todos os processadores LGA 1700 lançados até agora, leia-se Core de 12ª geração, mas com algumas diferenças frente as tecnologias oferecidas pelas placas-mãe com chipset Z690, modelo topo de linha da série 600.

Placas-mãe soquete LGA 1700 mais baratas devem chega ao mercado a partir de agora

Como de costume, a Intel oferece overclock de processadores apenas através de placas-mãe com chipset Z690, isso quando combinados com os modelos de processadores da linha K. As demais linhas de placas-mãe tem como uma das maiores diferença justamente não suportar overclock, mesmo os modelos H670 e B660, que por outro lado desde a geração anterior suportam memórias com frequência mais alta do que a recomendada para o processador em uso, ou seja, memórias overclockadas. Dessa forma é possível utilizar memórias com altas frequências em mainboard com chipset H670 e B660, mas não em H610. Outro ponto é que o chipset H610 não suporta dual channel.

Vale ainda destacar que o suporte a memórias DDR4 ou DDR5 fica por conta do fabricante, sendo necessário optar por um ou outro padrão, porém não será uma novidade alguma fabricante achar uma forma de adicionar os dois tipos de conexão em uma mesma placa através de chips que façam a troca automática dependendo das memórias conectadas, ao menos já aconteceu isso em placas-mãe durante a transição de memórias DDR3 para DDR4.

Overclock de CPU apenas em Z690, memórias também em H670 e B660

- Continua após a publicidade -

Dando sequência nas diferenças, a maioria fica por conta da qualidade de algumas tecnologias como canais PCIe oferecidos pelo chipset, portas USB RAID etc. Assim como outras tecnologias, os chipsets Z690, H670 e B660 suportam praticamente as mesmas coisas, mas o B660 não tra suporte a RAID, enquanto o H610, modelo destinado as placas mais baratas, não tem RAID, PCIe 4.0 e nem USB 3.2 Gen2x2.

A Intel buscou destacar bastante o suporte a Wi-Fi 6E, tecnologias que deve virar padrão de mercado daqui por diante em conectividade por oferecer alta velocidade e estabilidade em conexões sem fio. O Wi-Fi 6E está presente em todos os modelos de chipsets, porém os fabricantes precisam adicionar o suporte, que naturalmente influencia no preço das placas.

Junto com novos chipsets, vários novos processadores foram lançados, incluindo modelos Core i3

Junto com os novos chipsets, uma série de novos processadores também, afinal a proposta desses chipsets é justamente oferecer produtos mais baratos e os processadores precisam acompanhar essa lógica. Como destaque, agora modelos Core i5 e Core i3, que tendem a ajudar no processo de popularização da linha Core de 12ª geração. No Brasil, lojas como a Kabum já vendem modelos como o Core i5-12400 e Core i5-12400F.

Intel lança seu novo cooler box para 12ª geração Core, o Laminar

- Continua após a publicidade -

Por fim, a Intel ainda trouxe como novidade os novos coolers box codinome Laminar junto com os processadores que acompanham cooler box.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.