Créditos: Reprodução/Wario64

Sony oficializa PlayStation VR 2; veja detalhes de resolução e novas tecnologias

A nova geração do headset traz recursos de rastreamento ocular e chega acompanhada por um novo controle imersivo
Por Felipe Gugelmin 05/01/2022 09:00 | atualizado 05/01/2022 09:00 Comentários Reportar erro

A Sony aproveitou a CES 2022 para anunciar oficialmente o PlayStation VR 2, nova geração de seu dispositivo de realidade virtual para console. Criado pensando especificamente no PlayStation 5, o dispositivo vai chegar às lojas acompanhado pelo controle PlayStation VR2 Sense, que promete adicionar ainda mais imersão nos ambientes virtuais desenvolvidos pela empresa e seus parceiros.

Segundo Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de Experiência de Plataforma na divisão PlayStation, a nova geração do dispositivo oferece um maior sentimento de presença, garantindo que os jogadores escapem mais facilmente para dentro dos games. Isso é resultado do investimento em um hardware poderoso, capaz de oferecer experiências na resolução 4K com HDR e um campo de visão de 110°.

Confirmando rumores divulgados recentemente, a Sony trouxe ao PlayStation VR 2 um novo painel OLED que garante resolução de 2000x2040 pixels para cada olho e é capaz de operar nas taxas de atualização de 90 Hz e 120 Hz. O acessório traz um novo sistema de rastreamento ocular que garante a possibilidade de interagir de forma mais intuitiva com os elementos de um cenário e uma forma mais rápida de responder a desafios.

O sistema de rastreamento também permite que desenvolvedores ajustem detalhes de jogos para aproveitar melhor o hardware — a resolução pode ser diminuída ou elementos podem ser borrados em áreas que ficam na periferia da visão do usuário, por exemplo. A comunicação com os consoles foi facilitada, e agora é feita através de um único cabo conectado ao PlayStation 5.

Especificações técnicas do PlayStation VR 2

  • Display: OLED
  • Resolução do painel: 2000x2040 pixels por olho
  • Taxa de atualização do painel: 90 Hz, 120 Hz
  • Separação de lentes: ajustável
  • Campo de visão: aproximadamente 110°
  • Sensores: sensor de movimento, sistema Six-axis (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos), sensor de fixação, sensor de proximidade IR
  • Câmeras: 4 câmeras para o headset e controle de câmera trackingIR para o rastreamento olho por olho
  • Feedback: vibração no headset
  • Comunicação com o PlayStation 5: USB Tipo-C
  • Áudio: entrada embutida para microfone e saída para fones de ouvido com conector estéreo

PlayStation VR 2 vai ter Horizon exclusivo

O anúncio do PlayStation VR 2 veio acompanhado pela confirmação de que Horizon, conceituada série da Guerrilla Games, vai ganhar um capítulo exclusivo para a realidade virtual. Desenvolvido em parceria com a Firesprite, Horizon: Call of the Mountain promete trazer mais profundidade ao universo da franquia, servindo como um exemplo de como os novos recursos sensoriais do dispositivo podem ser usados.

- Continua após a publicidade -

Para tirar proveito completo da experiência do novo headset, a Sony recomenda o uso dos novos controles PlayStation VR2 Sense. Semelhante em recursos ao Dual Sense, o acessório traz feedback háptico e um novo sensor capacitivo capaz de detectar o toque do usuário, bem como um sistema DetectionIR responsável por determinar seu posicionamento.

Até o momento, a Sony não mencionou detalhes sobre o preço de lançamento do novo headset de realidade virtual, tampouco revelou quando ele deve chegar às lojas (o visual oficial também permanece um mistério). No entanto, caso os rumores de que a produção em massa já foi iniciada na China sejam verdadeiros, isso deve acontecer em um momento próximo de 2022.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PlayStation Blog
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.