Créditos: AMD/Reprodução

Atualização de 2022 para o AMD Software Adrenalin vai adicionar FSR via driver em qualquer game

Depois da atualização, GPUs Radeon baseadas em RDNA poderão usar o FSR em qualquer game
Por Diego Amorim 04/01/2022 20:30 | atualizado 05/01/2022 10:58 Comentários Reportar erro

Ainda hoje (4) na participação da AMD na CES 2022 a empresa anunciou que uma nova atualização do seu Software AMD Adrenalin Edition vai incluir, dentre os seus recursos, a opção de usar o upscaling do FidelityFX Super Resolution em qualquer jogo via driver para placas de vídeo RDNA assim como já é possível em placas de vídeo da Nvidia com o Nvidia Image Scaling. 

Esse software é atualizado constantemente e traz alguns recursos ou correções em cada versão. De acordo com a AMD, ainda no primeiro trimestre desse ano o programa deve receber o FSR via driver para placas de vídeo Radeon, a nova versão 5.0 do AMD Link e um novo recurso chamado AMD Privacy View, que usa tecnologia de eye-tracking para melhorar a privacidade do usuário, embora o recurso não tenha recebido muitos detalhes até agora. 


Imagem: AMD/Divulgação

No entanto, a principal novidade anunciada é realmente a possibilidade de usar o FidelityFX Super Resolution em qualquer game se você possui uma placa de vídeo da AMD. Nos nossos testes, o FSR trouxe resultados interessantes e poder usar essa tecnologia em qualquer game é realmente empolgante. A tecnologia é quase idêntica ao FSR, mas foi nomeada de Radeon Super Resolution (RSR) para o software. 

Depois da atualização, haverá uma opção no software para ativar o FSR e configurar sua qualidade com base na resolução do jogo em tela cheia, mas ainda precisamos esperar para termos uma melhor noção de como será a implementação do recurso de fato e quais opções ele vai dar. 

- Continua após a publicidade -

Um detalhe importante que não ganhou tanto destaque na apresentação na CES é que o Radeon Super Resolution poderá ser usado apenas partir da geração Radeon RX 5000 de placas de vídeo. 


Imagem: AMD/Reprodução

A corrida do upscaling

A Nvidia lançou suas placas de vídeo RTX 2000 com foco no marketing para a sua tecnologia que possibilitava o Ray Tracing em tempo real, mas o que acabou ganhando a atenção dos usuário de fato foi a evolução do Deep Learning Super Sampling (DLSS), que conseguiu resultados bem impressionantes com seu upscaling por Inteligência Artificial. 

O DLSS é exclusivo para placas RTX, mas a sua demanda forçou com que outras empresas criassem outras soluções, como o FidelityFX Super Resolution (FSR) que funciona a partir de um algoritmo que combina coisas como upscaling, aprimoramento de bordas e de nitidez da cena.

- Continua após a publicidade -

Como resposta, a Nvidia atualizou a sua tecnologia de upscaling alternativa, Nvidia Image Scaling (NIS) que já estava disponível no driver (com acesso pelo painel de controle da Nvidia) para usuários de placas de vídeo da empresa e não depende de uma porção de hardware dedicado para IA. Ela também vai disponibilizar a tecnologia para ser usada dentro da engine de alguns jogos, assim como o FSR e o DLSS, e poderá ser usada até em GPUs da concorrência.

Agora na CES de 2022 já temos mais duas atualizações sobre a evolução das tecnologias de upscaling em tempo real voltadas para os games. Além da AMD anunciar que vai incluir o FSR para qualquer jogo no driver de suas placas de vídeo, a Intel anunciou Death Stranding Director's Cut com Xe Super Xampling (XeSS) para o segundo semestre de 2022.

Atualização: A primeira versão da notícia dava a entender que todas as placas de vídeo da AMD seriam compatíveis com o Radeon Super Resolution. Mas na nota de rodapé da página oficial da tecnologia, está claro que o recurso é exclusivo para placas de vídeo a partir da geração Radeon RX 5000.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.