Créditos: Divulgação: AMD

Ryzen 6000 introduzem os 6nm em chips para notebooks

Processadores trazem o Zen 3+ e RDNA 2
Por Diego Kerber 04/01/2022 14:16 | atualizado 04/01/2022 14:16 Comentários Reportar erro

A AMD fez o anúncio de uma nova geração de produtos para notebooks e sua conferência remota na CES 2022. Além de novidades na área de desktops, a empresa também trouxe novos produtos focados no mercado de ultrafinos e notebooks com a introdução da série AMD Ryzen 6000. Entre os destaques estão uma versão melhorada da microarquitetura de processadores, a Zen 3+, o uso do processo de fabricação em 6 nanômetros e aumento na performance comparado a modelos anteriores.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2022

O grande salto acontece na parte dos gráficos, com ciclos de trabalho como renderização em 3D e games apresentando até o dobro da performance comparado a modelos da geração Ryzen 5000. As APUs contarão com até 12 Compute Units RDNA 2, com frequências de até 2.4GHz, batendo rivais diretos como os gráficos Intel Xe do Core i7-1165G7 e até mesmo gráficos dedicados como o Nvidia GeForce MX450, em comparativos da própria AMD.

Outro elemento relevante para o ganho de performance são os incrementos em frequências, com o processador operando a até 5GHz, baseado na arquitetura Zen 3+ com até oito núcleos. Em ciclos baseados em multithread, temos ganhos de até quase 30% comparado a modelos da geração anterior.

- Continua após a publicidade -

Um dos focos foi a melhoria da autonomia, com duração de bateria chegando a 24 horas, resultado da maior eficiência da litografia de 6 nanômetros da TSMC combinados com novas ferramentas de gerenciamento de energia e controles mais adaptativos de alimentação dos componentes. Outro elemento importante são novos estados de energia mais econômicos quando o sistema está ocioso.

De acordo com estimativas da AMD, a geração 6000 de CPUs Ryzen reduzem o consumo em 30% em atividades como conferência em vídeo, e até 40% menos energia gasta para atividades como assistir vídeos.

Outro elemento relevante da plataforma foi a atualização da conectividade, com a introdução do USB4 com até 40Gbps de transferência, suporte ao PCI Express 4.0, memórias DDR5 e LPDDR5, WiFi 6E e BT LE 5.2, DisplayPort 2, HDMI 2.1 e o acelerador de decodificação AV1.

O line-up completo inclui desde o modelos de alta performance como os Ryzen 6600H e 6600HS, com seis núcleos e 12 threads e 6 Compute Units com RDNA 2, chegando até os octa-core com 16 threads Ryzen 7 6800 e Ryzen 9 6900 e 12 unidades computacionais gráficas. Para os ultrafinos haverá dois modelos da série U, com o Ryzen 5 6600U com 6 núcleos e 12 threads com 6 unidades computacionais RDNA 2 e o Ryen 7 6800U com oito núcleos, 16 threads e 12 unidades computacionais RDNA 2.

- Continua após a publicidade -

Você pode conferir todos os detalhes da apresentação na nossa transmissão ao vivo abaixo: 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.