Créditos: YouTube/Lin Dabing Bing

Asus apresenta protótipo de adaptador de memória DDR4 para DDR5

Solução seria uma saída para a falta de memórias DDR5 no mercado

As memórias DDR5 mal fizeram sua estreia no mercado junto com os processadores Intel Alder Lake e já estão praticamente esgotadas em todo o mundo, devido a escassez de material necessário para fabricação. A Asus, no entanto, parece ter uma solução para esse problema: uma placa/adaptador de memória DDR5 para DDR4.

É possível vermos o protótipo "Asus ROG DDR5 to DDR4" em ação em um vídeo publicado por Lin Dabing Bing, um dos responsáveis pela criação do adaptador. O vídeo explica, em chinês, o funcionamento do adaptador. O protótipo foi testado em uma placa-mãe ROG Maximus Z690 Apex e, não, não é a série de placas-mãe da Asus que estão queimando por aí.

A placa adaptadora em si é bastante alta, parece até ser mais que o dobro da altura de um módulo DDR4. Nas imagens apresentadas, uma memória G.Skil Trident Z Royal é usada, e ela nem é um módulo de memória baixa. Com tudo montado, o adaptador mais a memória quase chegam na altura de um air cooler em torre básico.

- Continua após a publicidade -

No vídeo, Bing mostra que a placa-mãe está equipada tanto com uma memória DDR5 em slot, quanto com o adaptador mais a memória DDR4 em outro slot. Segundo ele, a própria placa adaptadora tem todo o gerenciador de energia necessário para alimentar o módulo de memória DDR4. Isso é necessário, já que as placas-mãe com suporte a memórias DDR5 não contam mais com gerenciamento de energia para RAM, já que essa parte fica no próprio módulo agora.

Bing cita ainda que, caso o adaptador não forneça energia suficiente, como o necessário para um overclock, por exemplo, a placa oferece a possibilidade de conectar um cabo extra de energia. O responsável pelo adaptador diz que reconhece que a placa conta com trilhas muito extensas, o que fez com que ela tenha esse tamanho, mas diz que se o projeto for para frente, ele dará seu melhor para encurtar as trilhas, deixando o adaptador mais curto.

No fim do vídeo, Bing mostra a memória funcionando e sendo reconhecida pela BIOS. O protótipo de conversão de memória DDR4 para DDR5 da Asus é uma solução bem interessante para a falta da nova memória no mercado, que não tem previsão para normalização tão cedo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.