Índice do Artigo

Intel

Intel ARC Alchemist deve chegar em março com duas versões topo de linha

Intel ARC Alchemist deve chegar em março com duas versões topo de linha
Créditos: Reprodução/Intel

Conteúdo Relacionado
intel/vazam-especificacoes-completas-das-placas-mae-serie-600/" title="Vazam especificações completas das placas-mãe série 600">
Vazam especificações completas das placas-mãe série 600

Intel

Vazam especificações completas das placas-mãe série 600

A Intel parece estar guardando boas surpresas para a CES 2022. De acordo com os rumores mais recentes, publicados pelo site IT Home, a empresa pretende anunciar pelo menos duas versões topo de linha das suas placas de vídeo Intel Arc Alchemist, com lançamento previsto para março de 2022. 

A informação partiu de uma fonte ligada à cadeia de suprimentos, a qual afirma que diversas fabricantes de GPUs parceiras já teriam recebido os chips para a fase de testes (debugging). 

O objetivo inicial da Intel era ter suas placas Desktop prontas para lançamento em janeiro, mas dada a escassez de componentes, esses planos foram adiados (algo já apontado pelo leaker MLD, conforme reportamos anteriormente). 

Competindo com a NVIDIA RTX 3070?

Apesar de ainda não ter uma resposta a placas como a NVIDIA RTX 3090, a Intel está mirando no segmento de alto desempenho. Os dois principais lançamentos previstos são a Intel Arc Alchemist com 512 unidades de execução e 16 GB de memória de vídeo (chamada internamente de DG2-512) e uma variante com 384 EUs e 12 GB.

Em termos de performance, a primeira estaria mirando em algo entre uma NVIDIA RTX 3070 e 3070 Ti. Já a DG2-384 foi projetada para competir com as placas NVIDIA RTX 3060 e 3060 Ti, conforme reportado. 

De acordo com o IT Home, outro lançamento que pode balançar o mercado é o da Intel Arc Alchemist com 128 unidades de execução. Ela teve mais detalhes revelados recentemente, incluindo um TDP de apenas 35W. Um ponto interessante é que ela seria capaz de competir diretamente com a RTX 2050, recém-lançada pela NVIDIA

Intel Arc Alchemist

GPUs Intel também para notebooks

É importante frisar que a Intel também planeja trazer os chips que mencionamos para o mercado de notebooks, com possíveis ajustes nos clocks, banda de memória e principalmente no consumo de energia, mas possivelmente mantendo o mesmo número de núcleos e unidades de execução. 

A Intel DG2-512 deve trabalhar em torno de 225W a 270W em sua versão para Desktops, enquanto em notebooks esse valor deve flutuar entre 120 e 150W. A DG2-384 supostamente trabalharia em 150 a 200W (Desktops), enquanto a versão mobile miraria entre 80 e 120W. 

Há ainda versões menores, baseadas em variantes do chip, que prometem balançar o segmento de entrada. Aliás, a competição da Intel pode ser uma ótima notícia para os consumidores, que verão uma oferta maior de GPUs e uma briga intensa em cada segmento de mercado. 

Além das placas fabricadas em parceria com as montadoras externas, espera-se ainda que a Intel traga modelos de referência, algo feito tanto pela NVIDIA quanto pela AMD. Novamente, a previsão de lançamento é para março de 2022. 

Via: IT Home

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções