Créditos: Reprodução/Intel

Intel ARC Alchemist deve chegar em março com duas versões topo de linha

GPUs DG2-512 e DG2-384 devem brigar diretamente com a RTX 3070 e com a RTX 3060 Ti da NVIDIA. Confira os novos rumores

A Intel parece estar guardando boas surpresas para a CES 2022. De acordo com os rumores mais recentes, publicados pelo site IT Home, a empresa pretende anunciar pelo menos duas versões topo de linha das suas placas de vídeo Intel Arc Alchemist, com lançamento previsto para março de 2022. 

A informação partiu de uma fonte ligada à cadeia de suprimentos, a qual afirma que diversas fabricantes de GPUs parceiras já teriam recebido os chips para a fase de testes (debugging). 

O objetivo inicial da Intel era ter suas placas Desktop prontas para lançamento em janeiro, mas dada a escassez de componentes, esses planos foram adiados (algo já apontado pelo leaker MLD, conforme reportamos anteriormente). 

Competindo com a NVIDIA RTX 3070?

Apesar de ainda não ter uma resposta a placas como a NVIDIA RTX 3090, a Intel está mirando no segmento de alto desempenho. Os dois principais lançamentos previstos são a Intel Arc Alchemist com 512 unidades de execução e 16 GB de memória de vídeo (chamada internamente de DG2-512) e uma variante com 384 EUs e 12 GB.

- Continua após a publicidade -

Em termos de performance, a primeira estaria mirando em algo entre uma NVIDIA RTX 3070 e 3070 Ti. Já a DG2-384 foi projetada para competir com as placas NVIDIA RTX 3060 e 3060 Ti, conforme reportado. 

De acordo com o IT Home, outro lançamento que pode balançar o mercado é o da Intel Arc Alchemist com 128 unidades de execução. Ela teve mais detalhes revelados recentemente, incluindo um TDP de apenas 35W. Um ponto interessante é que ela seria capaz de competir diretamente com a RTX 2050, recém-lançada pela NVIDIA

Intel Arc Alchemist

GPUs Intel também para notebooks

É importante frisar que a Intel também planeja trazer os chips que mencionamos para o mercado de notebooks, com possíveis ajustes nos clocks, banda de memória e principalmente no consumo de energia, mas possivelmente mantendo o mesmo número de núcleos e unidades de execução. 

A Intel DG2-512 deve trabalhar em torno de 225W a 270W em sua versão para Desktops, enquanto em notebooks esse valor deve flutuar entre 120 e 150W. A DG2-384 supostamente trabalharia em 150 a 200W (Desktops), enquanto a versão mobile miraria entre 80 e 120W. 

- Continua após a publicidade -

Há ainda versões menores, baseadas em variantes do chip, que prometem balançar o segmento de entrada. Aliás, a competição da Intel pode ser uma ótima notícia para os consumidores, que verão uma oferta maior de GPUs e uma briga intensa em cada segmento de mercado. 

Além das placas fabricadas em parceria com as montadoras externas, espera-se ainda que a Intel traga modelos de referência, algo feito tanto pela NVIDIA quanto pela AMD. Novamente, a previsão de lançamento é para março de 2022. 

Vazamento aponta placa-mãe com dois sockets para os AMD Threadripper 5000

Vazamento aponta placa-mãe com dois sockets para os AMD Threadripper 5000
Contagem de núcleos pode chegar a incríveis 128 núcleos por sistema

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: IT Home
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.