Créditos: AMD

Vazamento aponta placa-mãe com dois sockets para os AMD Threadripper 5000

Contagem de núcleos pode chegar a incríveis 128 núcleos por sistema

De acordo com uma folha de especificações vazada, a próxima geração AMD Threadripper pode vir com suporte a soquete duplo, o que significa que dois chips podem trabalhar em conjunto em um sistema, trazendo assim para 128 núcleos para estações de trabalho. Como esperado, a família de CPUs da próxima geração Ryzen Threadripper Pro 5000WX da AMD será baseada na microarquitetura Zen 3 e apresentará até 64 núcleos. No entanto, a notícia empolgante é que os novos processadores terão uma arma secreta: o SMP bidirecional que permite a operação de soquete duplo.  

De acordo com o documento que vazou, a família Ryzen Threadripper Pro 5000WX da AMD consistirá no 5995WX de 64 núcleos, 5975WX de 32 núcleos, 5965WX de 24 núcleos, 5955WX de 16 núcleos e 5945WX de 12 núcleos, com um clock padrão de 4,10 GHz e clock máximo de 4,55 GHz.  

Mas a principal característica das CPUs Ryzen Threadripper Pro 5000WX de próxima geração da AMD - se o vazamento for preciso - será o suporte a multiprocessamento simétrico bidirecional (SMP). Isso permite a instalação de dois chips Ryzen Threadripper Pro 5000WX em uma máquina para até 128 núcleos operando em clocks que variam de 2,70 GHz a 4,55 GHz, ou 24 núcleos trabalhando em 4,10 GHz - 4,55 GHz. 

O suporte de soquete duplo para uma plataforma de estação de trabalho é um pouco estranho para a AMD, pois ela tem processadores EPYC para máquinas de soquete duplo. No entanto, essas CPUs funcionam em frequências consideravelmente mais lentas, então ainda não se sabe como a AMD planeja diferenciar sua série Ryzen Threadripper Pro WX5000 e EPYCs.

- Continua após a publicidade -

Núcleos de sobra

As estações de trabalho com processador duplo são equipamentos que chamam atenção de de empresas como Dell, HP e Lenovo. Eles tendem a custar tanto quanto um carro e são voltados para os profissionais que exigem desempenho e têm orçamento sobrando. É difícil esperar que os fabricantes de placas-mãe ofereçam plataformas sWRX8 de soquete duplo neste momento, uma vez que as máquinas com 128 núcleos e 256 threads são um exagero, mesmo para o segmento de workstation (é por isso que esse recurso pode ser descartado se a AMD achar que é mais fácil oferecer plataformas Epyc para o mesmo segmento de mercado). Enquanto isso, o relatório também diz que a Asus e a Gigabyte pretendem lançar placas-mãe totalmente novas com um soquete para os próximos CPUs Ryzen Threadripper Pro 5000WX. 

Os AMD Ryzen Threadripper Pro possuem oito canais de memória para fornecer muita largura de banda e suporte para muita memória para aplicações profissionais. Os processadores continuarão a usar o soquete sWRX8, embora não saibamos se os novos produtos serão compatíveis com a plataforma sWRX8 existente (talvez um update de BIOS resolva).  

A AMD geralmente não comenta sobre produtos não lançados ou vazamentos, então leve todas as informações com cautela.

Project Hydra: ferramenta de overcloking para Ryzen 5000 está disponível para download

Project Hydra: ferramenta de overcloking para Ryzen 5000 está disponível para download
Software oferece opções “seguras” para tirar o máximo possível de desempenho da CPU

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.