Índice do Artigo

Intel

Vazam especificações completas das placas-mãe série 600

Vazam especificações completas das placas-mãe série 600
Créditos: Techspot

A Intel está se preparando para expandir sua série de processadores para desktops Alder Lake de 12ª Geração em janeiro de 2022, junto com mais opções de chipsets de placa-mãe. O que já conhecemos é o chipset Z690, presente em placas-mãe procuradas principalmente por entusiastas e com valor mais alto, mas agora então chegando variações que prometem preços e recursos mais “acessíveis” para o público. As especificações desses novos chipsets já estão circulando, então está na hora de darmos uma olhada no que elas podem oferecer.

O combo inclui os modelos de chipset H670, B660 e H610. Cada um deles é baseado no chipset principal Alder Lake, mas tem seu próprio conjunto de recursos. O H670, por exemplo, oferece a maioria dos recursos de I/O (Input/Output) do chipset Z690, mas não tem possibilidade de fazer overclock da CPU. Além disso, enquanto o chipset Z690 oferece 12 pistas PCIe Gen 4, além de 16 pistas Gen 3, o H670 conta com 12 de cada Gen 4 e Gen 3.

O B660 seria um modelo intermediário para os consumidores, oferecendo um barramento de chipset limitado enquanto mantém um bom conjunto de recursos de I / O. Ele possui 6 pistas Gen 4 e 8 pistas Gen 3.

Curiosamente, a Intel também permitirá o overclock da memória nos chipsets das séries H670 e B660, mas apenas se a CPU fornecida suportar. Essa é uma mudança relevante já que fica mais próxima do que a AMD oferece no seu lineup de produtos não apenas entusiastas mas também intermediários.

Por fim, o chipset H610 fica como de entrada para quem está procurando recursos I/O mais simples. Aqui não temos slots NVMe conectados ao processador e o chipset conta apenas com 8 pistas PCIe Gen3. Outra diferença é que o H670 e o B660 oferecem até duas portas USB 3.2 Gen 2×2 de 20 Gbps, enquanto o H610 não tem portas de 20 Gbps.

Todos os modelos de chipset oferecem pelo menos duas portas Gen 2×1 de 10 Gbps e pelo menos quatro portas 5 Gbps Gen 1×1. Outra coisa curiosa é que todos suportam PCI-Express 5.0 x16 (PEG) da CPU, mas a Intel deixa para os fornecedores da placa-mãe decidiram se eles desejam implementá-lo.

Abaixo, você confere a tabela de especificações dos quatro chipsets da série 600: 

A Intel deve lançar as variações do chipset H670, B660 e H610 em janeiro de 2022.

Via: TechPowerUp, Wccftech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções