Créditos: Divulgação/AMD

AMD Radeon Super Resolution (RSR): tecnologia deve funcionar em quase todos os games

“Evolução” do FidelityFX Super Resolution terá suporte em nível de driver, ampliando a compatibilidade do recurso
Por Igor Pankiewicz 29/12/2021 13:52 | atualizado 29/12/2021 16:35 Comentários Reportar erro

Segundo informações publicadas nesta quarta-feira (29), pelo site VideoCardz, a AMD está trabalhando em um novo recurso para games, chamado Radeon Super Resolution (RSR). O grande destaque é que essa novidade deve funcionar com a maioria dos jogos de PC disponíveis atualmente.

De acordo com a fonte, o RSR segue a mesma premissa do atual FSR (FidelityFX Super Resolution), que é renderizar os jogos em uma resolução mais baixa, algo que resulta em ganhos consideráveis de desempenho, para depois escalonar a imagem até a resolução nativa do monitor, utilizando algoritmos avançados de reconstrução de pixels. 

AMD RSR

A tecnologia RSR seria baseada na versão 1.0 do algoritmo utilizado no FSR. A diferença é que ela funcionará diretamente pelos drivers Radeon, não mais necessitando de uma implementação nativa por parte dos desenvolvedores, para cada jogo lançado. 

Pipeline AMD FSR

- Continua após a publicidade -

O RSR também não precisa ser posicionado em um ponto específico do pipeline de renderização, como era feito no caso do FSR. Desta forma, para funcionar em um jogo, o único requerimento é que ele traga suporte ao modo de Tela Cheia Exclusivo (Exclusive full-screen) - algo já disponível na grande maioria dos títulos. 

Com isso, a AMD deve acelerar ainda mais a adoção da sua tecnologia de escalonamento de imagem. Vale lembrar que em novembro deste ano a própria NVIDIA lançou o Image Scaling (NIS), a sua resposta Open Source ao AMD FSR.

É importante destacar que as tecnologias FSR e NIS se baseiam em algoritmos para fazer o processo de reconstrução de imagem, tendo maior compatibilidade de hardware e software, enquanto soluções proprietárias como o DLSS e o Intel XeSS utilizam sistemas de aprendizagem por máquinas e hardwares específicos para fazer a reconstrução. 

Cada tecnologia apresenta vantagens e desvantagens específicas, cabendo a cada usuário determinar qual delas pode ser aplicada aos seus jogos. 

AMD RSR - logo

- Continua após a publicidade -

Lançamento do AMD RSR

O AMD Radeon Super Resolution tem lançamento previsto para janeiro de 2022. Até o momento, estima-se que a tecnologia seja compatível com as GPUs de arquitetura RDNA1 e RDNA2 - ou seja, placas de vídeo AMD da série RX 5000 ou mais recentes. 

É bastante provável que a AMD detalhe a novidade no próximo dia 4 de janeiro, durante a sua apresentação na CES 2022. Estaremos ao vivo em Las Vegas para trazer todas as notícias em primeira mão aqui no Adrenaline!

Intel e AMD anunciam datas de suas conferências na CES 2022

Intel e AMD anunciam datas de suas conferências na CES 2022
Evento que acontece em janeiro de 2022 terá cobertura completa do Adrenaline

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.