Créditos: Nintendo Blast

Famitsu elege Zelda: Breath of the Wild como melhor jogo de todos os tempos

Através de voto popular, a revista levantou os 100 jogos favoritos dos japoneses

A Famitsu é uma importante e tradicional revista japonesa sobre games. Ela teve sua primeira edição em 1986 e praticamente cresceu junto com a indústria. Em suas avaliações, ela já deu nota máxima para jogos como que Metal Gear Solid 4, Zelda Ocarina of Time e Death Stranding. Agora em sua nova lista dos 100 melhores jogos de todos os tempos, Zelda: Breath of the Wild ocupa a primeira posição.

Apesar da Famitsu sempre ter suas listas, nesse caso o voto foi popular. Organizado por um programa de televisão japonês, mais de 50 mil jogadores votaram em seus jogos favoritos. O top 10 já mostra a força que o JRPG tradicional tem por lá, e o mais interessante é que, dentre os JRPGs no top 10, o jogo mais novo é Final Fantasy X, título de 20 anos atrás. Os 10 jogos favoritos dos japoneses são:

  • 10 - Super Mario Bros. 3
  • 9 - Final Fantasy X
  • 8 - Chrono Trigger
  • 7 - Super Smash Bros. Ultimate
  • 6 - Dragon Quest III Into the legend
  • 5 - Splatoon 2
  • 4 - Animal Crossing: New Horizons
  • 3 - Final Fantasy VII
  • 2 - Dragon Quest V Bride in the Sky
  • 1 - The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Outra curiosidade dessa lista, é que os outros cinco jogos são exclusivos da Nintendo, quatro deles atuais, disponíveis para o Switch. Isso só reforça como a Nintendo é forte por lá. Considerado o maior jogo de todos os tempos, Zelda: Ocarina of Time está 17º lugar. O Pokémon que ocupa a melhor posição é Diamond/Pearl em 11°.

- Continua após a publicidade -

Toda a lista conta com muitos JRPGs. Deixando de lado Final Fantasy e Dragon Quest, Suikoden 2, clássico da Konami (e um dos meus favoritos) lançado em 1998 para PS1 está em 19º. O título ocidental com a melhor posição é Apex: Legends, que ocupa a 30ª colocação. Já o exclusivo first party da Sony com a melhor posição, é Ghost of Tsushima em 66º lugar. Não existe algum exclusivo de Xbox na lista, o que mostra como o console da Microsoft ainda não conseguiu seu espaço significativo por lá, embora Phil Spencer esteja ciente.

O que a lista nos mostra sobre o gosto dos jogadores japoneses, na verdade, é que eles amam JRPG, gênero que nasceu lá. Quase metade da lista é composta por jogos com batalhas em turnos como Final Fantasy, Dragon Quest e Pokémon, sem contar RPGs de ação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Famitsu
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.