Créditos: Technet

DirectX 12 pode chegar ao Mac através da CodeWeavers

Games nativos do Windows poderão rodar nos chips Apple M
Por Mateus Lecchi 27/12/2021 20:00 | atualizado 27/12/2021 22:02 Comentários Reportar erro

Quando a Valve contratou parte da equipe do CodeWeavers para ajudar a construir o Proton, eles provavelmente não esperavam o nível de sucesso que estão vendo hoje. Uma vez que esse contrato começou secretamente em 2016, uma grande parte do catálogo Steam agora roda em Linux. Pelo menos os games que não fazem uso de um cliente anti-cheat do Windows projetado para detectar o ambiente em que está sendo executado ou não são vítimas de um recurso do DirectX que não é totalmente compatível com DXVK ou VKD3D. DXVK é o software responsável por traduzir DirectX para Vulcan em tempo real, enquanto VKD3D faz a mesma coisa para DirectX 12.

A equipe do CodeWeavers está a par da tecnologia na qual o Proton foi baseado. Há mais de 20 anos, eles desenvolvem soluções no Wine (Software que faz uma camada de compatibilidade fazendo aplicações do Windows rodarem no Linux), fornecendo soluções comerciais para os setores público e privado o tempo todo. Em 2006, seu produto Crossover Office ganhou um novo sopro de vida quando a Apple mudou sua arquitetura para a Intel, o que os levou a portar o aplicativo nativo do Linux para um ambiente BSD.

Desafios Técnicos

Agora a equipe enfrenta um novo desafio. Compatibilidade com DirectX12. Enquanto o código experimental já está sendo incorporado ao Proton da Valve para que os usuários do Linux possam desfrutar, o VKD3D no Mac é forjado com vários desafios técnicos e limitações que devem ser superados. De acordo com a CodeWeavers, a barreira de entrada é a API Metal da Apple. Eles dizem que o DirectX 12 requer um milhão de visualizações de recursos de shader (SRVs), o que é muito quando comparado a tecnologias de plataforma cruzada como Vulkan. A API Metal tem um teto de SRVs de metade desse valor. 

- Continua após a publicidade -

A equipe da CodeWeavers parecem confiantes de que podem superar esses obstáculos e trazer compatibilidade DirectX 12 para o Mac no futuro CrossOver 23, que é uma ótima notícia para aqueles que querem jogar jogos de PC em hardware da Apple. Para aqueles que planejam jogar no Steam Deck, com Steam OS 3.0 ou em qualquer outro lugar no vasto cenário de desktop do Linux, você poderá aproveitar esses avanços muito mais cedo, quando eles forem levados para o Proton no canal experimental.

TSMC deve assumir maior parte da produção de chips 3 nm da AMD

TSMC deve assumir maior parte da produção de chips 3 nm da AMD
A gigante dos chips deve continuar em primeiro lugar em participação de mercado com a nova tecnologia

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.