Créditos: AMD

AMD Ryzen 9 6900HX, próxima APU mobile topo de linha, tem especificações vazadas

DDR5 e novos gráficos integrados são as maiores diferenças sobre a geração anterior

Estamos cada vez mais perto da CES 2022 e vazamentos continuam acontecendo, o que na verdade é normal. Umas das revelações da AMD durante o evento será a nova geração de APUs para notebooks. Chamados de "Rembrandt", os Ryzen 6000 ganharam mais informações vazadas de fontes do site WCCFtech, mais especificamente o que deve ser o topo de linha da série, AMD Ryzen 9 6900HX.

Segundo o site, o processador terá configuração de 8 núcleos e 16 threads baseados num "refresh" da arquitetura atual, o Zen 3+, mas fabricado em 6nm da TSMC, diferente dos 7nm da quinta geração Ryzen. Com essa mudança, a AMD conseguirá extrair mais dos chips, deixando a série mais eficiente do que a anterior e isso é bastante importante para notebooks.

A APU Ryzen 9 6900HX não virá com a nova tecnologia 3D V-Cache, mas será equipado 16 MB de cache L3 e 4MB de cache L2, mesma quantidade do Ryzen 9 5900HX. Em relação a frequência de operação, o topo de linha deve ter clock em 4.6 GHz, basicamente o mesmo de seu antecessor, com a diferença de sua maior eficiência por conta do novo processo de fabricação.

Uma das maiores diferenças entre a nova geração Rembrandt e a anterior "Cezanne", é o suporte as memórias DDR5, mas para notebook, vale lembrar. Será, então, a estreia da AMD com a nova tecnologia. Já no lado dos gráficos, acontece a outra grande diferença. Ao invés de permanecer com gráficos Vega, a AMD deve ir com RDNA 2 no lugar, como outros rumores já apontavam.

- Continua após a publicidade -

De acordo com as fontes do WCCFtech, a AMD deve mudar a nomenclatura dos gráficos integrados a partir da sexta geração Ryzen. A partir das APUs Rembrandt, o nome "Radeon 6xxM" deve estar presente. Para o Ryzen 9 6900HX especificamente, os gráficos integrados devem ser o Radeon 680M, o que indica que é um dos melhores, já que o número 90 sempre é usado no topo de linha em GPUs e CPUs.

Os rumores indicam ainda que algumas APUs Ryzen 6000 farão companhia a gráficos como NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti, principalmente o R9 6900HX, por ser um CPU topo de linha. Um dos próximos notebooks da Asus que teve suas especificações vazadas, ROG Zephyrus Duo 16 GX650, mostrava um Ryzen 9 6900HX com RTX 3080 Ti. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WCCFtech
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.