Créditos: Divulgação AMD

Project Hydra: ferramenta de overcloking para Ryzen 5000 está disponível para download

Software oferece opções “seguras” para tirar o máximo possível de desempenho da CPU
Por Willian Ferreira 26/12/2021 10:36 | atualizado 26/12/2021 13:20 Comentários Reportar erro

Fazer overclock no processador pode ser um processo bastante difícil, principalmente para usuários inexperientes, para tornar esse processo mais fácil e rápido nos CPUs Ryzen 5000 foi criado a ferramenta Projeto Hydra. O programa foi feito para extrair o máximo possível de desempenho dos processadores mais novos da AMD, dando a possibilidade do usuário poder fazer tudo de forma automática ou configurar melhor o seu overclock.

A ferramenta começou a ser desenvolvida no começo deste ano pelo usuário Yuri Bubliy (@1usmus), que é o criador da calculadora DRAM Ryzen e ClockTuner, e foi criada exclusivamente para os processadores da série Zen 3. Através desse software os usuários poderão ter um controle bastante amplo sobre o comportamento de aumento de tensão e os núcleos dos processadores Ryzen.

O Projeto Hydra é capaz de substituir o algoritmo de otimização da AMD que vem integrado aos processadores Ryzen 5000 com certa eficácia. Com o software os usuários poderão escolher perfis diferentes de overclock, seja para tirar o máximo de desempenho possível ou para operar com tensões mais baixas.


Créditos: Reprodução / Tom’s Hardware

Cada perfil presente no modelo apresenta configurações diferentes de configuração de voltagem e velocidade de clock projetadas para ser otimizada em diferentes tipos de trabalho, seja ele single-threaded, multi-threaded e ocioso. Mas, caso o usuário queira salvar uma configuração própria de overclock, o programa também permite adicionar e ajustar novos perfis.

- Continua após a publicidade -

Como apontado pelo Tom’s Hardware, o Projeto Hydra é feito para operar da forma mais segura possível, utilizando voltagens recomendadas bastante próximas dos padrões utilizados pela AMD nos processadores Ryzen. Bubliy aponta que não é necessário realizar overvolting nos CPUs de última geração da empresa, isso porque é possível fazer quase todo o overclock com as configurações padrões da fabricante.

Apesar de ser uma ferramenta “segura”, vale a pena lembrar que realizar overclock de qualquer processador da AMD irá anular a garantia do modelo, mesmo se for utilizado a ferramenta Ryzen Master da própria AMD. O Projeto Hydra para processadores AMD Ryzen 5000 pode ser baixado através desta página no Igor's Lab e possui uma versão gratuita e uma Pro, com a última sendo paga e vindo com recursos extras. Mas o próprio desenvolvedor aponta que não é necessário comprar essa versão, principalmente porque apenas algumas CPUs terão suporte para os recursos pagos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Igor's Lab, Tom's Hardware
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.