Créditos: Divulgação Samsung

Primeiros SSDs PCIe 5.0 alcançando até 14.000MB/s serão mostrados na CES 2022

Evento acontecerá do dia 05 até o dia 08 de janeiro do ano que vem
Por Willian Ferreira 25/12/2021 14:12 | atualizado 25/12/2021 14:19 Comentários Reportar erro

Enquanto os SSDs PCIe 4.0 NVMe M.2 estão começando a se popularizar, a Samsung e Adata já estão planejando a próxima geração da tecnologia. Ambas as empresas pretendem apresentar seus primeiros modelos na Consumer Electronics Show (CES) 2022, prometendo que essa novidade chegue a velocidades de até duas vezes mais rápidas que os aparelhos PCIe 4.0.

A taiwanesa Adata revelou que irá apresentar no evento dois novos protótipos dos seus futuros SSDs PCIe 5.0 NVMe M.2, que contarão com capacidades de até 8TB. Um desses projetos é chamado de ‘Project Nighthawk SSD’, o novo modelo virá equipado com o controlador Silicon Motion SM2508, que é capaz de alcançar velocidades de leitura / gravação sequencial de até 14/12 GB / s.

A empresa também revelou o ‘Project Blackbird SSD’, que também serão SSDs de nova geração mas que virão com o controlados InnoGrit IG5666, que permite velocidade de até 14/10 GB / s. Não foram compartilhadas muitas outras informações desses modelos, mas a empresa revelará todos os detalhes na CES 2022.


Créditos: Divulgação Adata

O ‘SSD PM1743 PCIe NVMe’ é a solução da Samsung de nova geração, o modelo virá com a tecnologia v-NAND de 6ª geração da própria empresa sul-coreana e suportará a interface PCIe 5.0. Esse novo SSD promete uma leitura sequencial de até 13 GB / s, gravação sequencial de 6,6 GB / s, leitura aleatória de 2.500 K IOPS e gravação aleatória de 250 K IOPS.

- Continua após a publicidade -


Créditos: Divulgação Samsung

A Samsung afirmou que seus primeiros SSDs de nova geração virão com capacidades de armazenamento entre 1,92 TB a 15,36 TB e que atualmente os modelos estão sendo testados por fabricantes de chipsets e servidores, com a produção em massa marcada para começar a partir do terceiro trimestre de 2022. Inicialmente o modelo será lançado pensado para clientes corporativos.

Tanto a Adata como a Samsung devem falar mais sobre os seus próximos SSDs PCIe 5.0 durante a CES 2022, que acontecerá entre os dias 5 a 8 de janeiro de 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Samsung, Adata
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.