Créditos: Asus

Placas-mãe Intel B660/H610 chegam em janeiro e série H670 pode ser cancelada

Disponibilidade, a princípio, deve ser tímida

As próximas placas-mãe para CPUs Intel Alder Lake a chegarem, B660 e H610, devem ser lançadas no dia 5 de janeiro, um dia depois da apresentação da Intel na CES 2022. A informação vem do site chinês ITHome. De acordo com o site, as placas-mãe com os novos chipset chegarão em números limitados e isso deve ir mudando a partir de fevereiro com mais modelos chegando.

Apesar de serem soluções intermediárias e de entrada para os processadores Intel Core 12ª geração, as placas-mãe baseadas nos chipset B660 e H610 devem chegar mais caras do que seus antecessores B560 e 510, assim como aconteceu comparando as novas placas Z690 com as Z590. Não só a crise na indústria tem forçado preços maiores, mas o desenvolvimento de novas tecnologias está cobrando o seu preço também.

Outra informação acerca dos chipsets Intel Alder Lake vem do site MyDrivers. O site chinês diz que placas-mãe baseadas em H670 foram canceladas. Segundo o site, o motivo seria pelo fato dessa linha não ter funções e desempenho tão bons quanto a série Z e a relação preço/desempenho não ser tão boa quanto a série chipsets Bx60. "Nunca foi a primeira escolha dos usuários", comenta o site.

Já o site ITHome diz que placas-mãe usando chipset H670 devem chegar num futuro ainda não definido, o que deixa o entendimento dessa situação confuso. De qualquer forma, se você está mirando em um processador Intel Core Alder Lake travado, não espere por nenhuma placa-mãe H670 para compor sua máquina.

- Continua após a publicidade -

Mesmo com mais processadores Intel Core 12ª geração chegando, a oferta de modelos diferentes de placas-mãe ainda deve ser tímida a princípio. Existe ainda a chance de que a primeira leva de modelos a serem lançados possa se esgotar já no lançamento devido a baixa oferta. Como dito antes, a situação deve começar a mudar a partir de fevereiro.

Quem optar por placas-mãe com suporte a memórias DDR5, corre um sério risco de ficar com a máquina incompleta pela falta desse componente no mercado. Isso acontece por conta da escassez de matéria prima para a fabricação, principalmente, do circuito integrado que faz o gerenciamento de energia, que agora é no próprio módulo e não mais na placa-mãe como sempre foi.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Guru3D
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.