Créditos: Windows Central

Placas-mãe ASUS ROG Maximus Z690 HERO estão apresentando defeito e queimando

Todos os casos têm um elemento em comum que pode ser o causador do problema

O que esperamos de componentes high-end é que tenham, além de melhor desempenho, melhor duração. O segundo quesito está deixando a desejar em algumas placas-mãe da Asus Z690, lançadas há menos de dois meses no mercado junto com os primeiros CPUs Intel Alder Lake. Donos de Asus ROG Maximus Z690 Hero têm reclamando que suas placas estão morrendo do nada.

A causa, ainda desconhecida, está fazendo com que as ROG Maximus Z690 Hero queimem e isso fica bem visível nas fotos. Os componentes que ficam abaixo do visor indicador de erro da placa-mãe estão queimando e, ao tentar reiniciar o PC, o código 53 aparece no indicador. Esse número está relacionado a problemas com memória RAM.

As reclamações estão no próprio fórum da Asus ROG e subreddit da Asus. No fórum, o usuário "maximumrog57" relata que depois de atualizar a BIOS e fazer overclock na RAM DDR5 e CPU (i9-12900K), chegou a usar por no máximo dois dias, quando ouviu um barulho estranho, que achou que era das fans. Ao verificar no dia seguinte, o PC não ligava e o indicador de erro apresentava o código 53.

Algumas pessoas nos comentários especulam que pode ter sido o parafuso apertado mais do que o necessário, já que a mancha de queimado se estende até o parafuso, ou começa a partir dele, não tem como saber na verdade. Esse não deve ser o caso, se compararmos com outras fotos de donos de Asus ROG Maximus Z690 Hero no Reddit.

- Continua após a publicidade -

O redditor "rockman4" disse que depois de passar um tempo navegando na internet, escutou um barulho e o sistema travou. "A placa estava brilhando no canto superior direito e então senti cheiro de eletrônico queimado", relata o redditor. Ele diz ainda que o dano na placa-mãe dele não parece ter sido tão severo quanto no caso postado no fórum da Asus ROG.

Outros dois casos similares foram publicados no Reddit. No subreddit "r/buildapc", o usuário "Syke408" disse que também atualizou a BIOS para melhor estabilidade com os perfis XMP. No dia seguinte, o erro 53 aparecia. Ele conta ainda que o suporte da Asus disse que a memória que ele sua, uma G.Skill DDR5-6000, não está na lista de compatibilidade da placa-mãe.

Um quarto caso diferente, também relatado no subreddit da Asus pelo redditor "TheMaxXHD", é parecido com os outros três. Depois de algumas horas navegando na internet, o PC trava e então um cheiro de queimado vem da Asus ROG Maximus Z690 Hero. O caso dele ainda foi pior, já que ele chegou a trocar a placa-mãe na loja. A segunda ainda chegou a pegar fogo brevemente, como ele relata.

- Continua após a publicidade -

Algo em comum em todos esses casos, é que todos os computadores eram equipados com memórias G.Skill Trident DDR5. Um dos usuários, inclusive, teve resposta da Asus afirmando que essa memória não faz parte dos módulos compatíveis. A Asus ainda não comentou sobre o assunto.

ALDER LAKE CHEGOU! Unboxing do kit ASUS ROG com Z690 e memórias DDR5!

ALDER LAKE CHEGOU! Unboxing do kit ASUS ROG com Z690 e memórias DDR5!
Tiramos da caixa e explicamos as novas tecnologias dessa geração de produtos

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.