Créditos: Imagem/ Divulgação Samsung

Samsung mostra SSD PCIe 5.0 com quase o dobro da velocidade da geração anterior

Empresa deve começar a produção em massa no primeiro trimestre de 2022

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (22) o novo SSD PCIe 5.0 de alto desempenho, com foco em servidores corporativos. De acordo com a marca, o SSD PM1743 deve entregar quase o dobro de velocidade e um consumo energético até 30% menor que a geração anterior. 

O dispositivo PCIe 5.0 é, junto com desenvolvimento em andamento de produtos baseados em PCIe 6.0, a aposta da Samsung para ser líder no mercado de servidores corporativos, de acordo com Yong Ho Song, Vice-presidente Executivo e Chefe da Equipe de Desenvolvimento de Controladores de Memória da Samsung Electronics.

 

Desempenho do SSD PM1743 

De acordo com a Samsung, o novo SSD PM1743 possui uma velocidade de leitura sequencial de até 13.000 megabytes por segundo, MB/s, e velocidade de leitura aleatória de 2.500K operações de entrada/saída por segundo (IOPS). 

Outro ponto destacado pela marca é o aumento na velocidade de gravação. Este dispositivo apresentará uma velocidade de gravação sequencial de 6.600 MB/s e uma velocidade de gravação aleatória de 250 K IOPS. PCIe 5.0 pode oferecer uma largura de banda de 32 gigatransferências por segundo, GT/s. 

No quesito eficiência energética, o PM1743 promete algo na casa dos 608 MB/s por watt, o que significa um desempenho cerca de 30% melhor, em relação a geração anterior. 

- Continua após a publicidade -

O SSD estará disponível em modelos com capacidades de 1,92 TB até 15,36 TB, em formatos de 2,5 polegadas e EDSFF (E3.S) de 3 polegadas. A Samsung planeja iniciar a produção em massa no primeiro trimestre de 2022 do aparelho que foi indicado ao CES 2022 Innovation Awards na categoria Hardware e componentes de computador

Parceria Samsung e Intel 

A Intel e Samsung estão trabalhando juntas para testar o novo SSD PCIe NVMe PM1743, com o objetivo de localizar e solucionar os possíveis problemas técnicos que surjam no PCIe 5.0, durante o período de avaliação inicial do produto.

"Em um futuro próximo, acreditamos fortemente que os sistemas PCIe Gen5 com SSDs NVMe de alta velocidade terão a capacidade de transformar aplicativos como Inteligência Artificial/Aprendizagem de Máquina e bancos de dados de alto desempenho”, afirmou Jim Pappas, Diretor de Iniciativas de Tecnologia da Intel Corporation.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Samsung
Assuntos
Tags
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.