Créditos: Geil

Micron confirma baixa produção de DDR5 devido a falta de componentes

Previsão de estabilidade continua sendo empurrada para frente

Há um pouco mais de um mês, logo depois do lançamento dos primeiros CPUs Intel Alder Lake, mostramos aqui que já existia uma escassez de memórias DDR5 acontecendo. Hoje, a Micron, uma das maiores fabricantes de memória RAM, reforçou a situação de escassez de componentes para a fabricação de memórias DDR5.

A causa continua sendo a mesma: a falta de componentes necessários para a fabricação de circuitos integrados. Enquanto que as placas-mãe eram responsáveis por gerenciar a energia das memórias, a tecnologia DDR5 tem o controlador de energia no próprio módulo de memória. O PMIC (Power Management Integrated Circuit) é essa novidade que veio com as memórias DDR5 e que está em falta praticamente desde o lançamento. A Micron diz ainda que a falta de componentes está afetando a fabricação de VRM também.

As fabricantes de memória não têm tido dificuldades na fabricação dos módulos de memória DDR5 em si. A dificuldade está em comprar os circuitos PMIC e VRM separadamente, estes fabricados por empresas como Renesas, IDT, Montage Technologies e Texas Instruments, por exemplo. Com isso, não é possível "fechar o pacote", levando à falta do produto nas prateleiras.

Segundo a fabricante, "a demanda por produtos DDR5 excedeu de forma significativa o fornecimento por conta da escassez de componentes, impactando a capacidade das fabricantes em criar mais módulos DDR5". Com isso, aumentam também as expectativas sobre o retorno à normalidade. Nesse caso, a Micron espera que a escassez dê uma amenizada no primeiro semestre de 2022, mas somente a partir da segunda metade do ano que vem que o mercado estará abastecido com produtos.

- Continua após a publicidade -

Enquanto que a falta de memórias DDR5 no momento afeta somente os donos de plataformas Z690 para Intel Alder Lake, a situação deve piorar com a chegada do restante do lineup da 12ª geração Intel Core, além dos novos processadores da AMD, ambos previstos para até o meio do ano que vem. As novas tecnologias da Intel e AMD serão apresentadas na CES 2022 no dia 4 de janeiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Guru3D
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.