Índice do Artigo

Hardware

Micron confirma baixa produção de DDR5 devido a falta de componentes

Micron confirma baixa produção de DDR5 devido a falta de componentes
Créditos: Geil

Há um pouco mais de um mês, logo depois do lançamento dos primeiros CPUs Intel Alder Lake, mostramos aqui que já existia uma escassez de memórias DDR5 acontecendo. Hoje, a Micron, uma das maiores fabricantes de memória RAM, reforçou a situação de escassez de componentes para a fabricação de memórias DDR5.

A causa continua sendo a mesma: a falta de componentes necessários para a fabricação de circuitos integrados. Enquanto que as placas-mãe eram responsáveis por gerenciar a energia das memórias, a tecnologia DDR5 tem o controlador de energia no próprio módulo de memória. O PMIC (Power Management Integrated Circuit) é essa novidade que veio com as memórias DDR5 e que está em falta praticamente desde o lançamento. A Micron diz ainda que a falta de componentes está afetando a fabricação de VRM também.

As fabricantes de memória não têm tido dificuldades na fabricação dos módulos de memória DDR5 em si. A dificuldade está em comprar os circuitos PMIC e VRM separadamente, estes fabricados por empresas como Renesas, IDT, Montage Technologies e Texas Instruments, por exemplo. Com isso, não é possível “fechar o pacote”, levando à falta do produto nas prateleiras.

Segundo a fabricante, “a demanda por produtos DDR5 excedeu de forma significativa o fornecimento por conta da escassez de componentes, impactando a capacidade das fabricantes em criar mais módulos DDR5”. Com isso, aumentam também as expectativas sobre o retorno à normalidade. Nesse caso, a Micron espera que a escassez dê uma amenizada no primeiro semestre de 2022, mas somente a partir da segunda metade do ano que vem que o mercado estará abastecido com produtos.

Enquanto que a falta de memórias DDR5 no momento afeta somente os donos de plataformas Z690 para Intel Alder Lake, a situação deve piorar com a chegada do restante do lineup da 12ª geração Intel Core, além dos novos processadores da AMD, ambos previstos para até o meio do ano que vem. As novas tecnologias da Intel e AMD serão apresentadas na CES 2022 no dia 4 de janeiro.

Via: Guru3D

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções