Créditos: Tom's Hardware

SSD NVMe M.2 desenvolvido para Audiófilos

Fabricante alega que o hardware melhora a qualidade do som

O cenário de equipamentos para audiófilos mostra que a qualidade máxima de som vem a um custo alto. O Audiófilo tenta alcançar um nível de qualidade da música o mais próximo possível da gravação original usando aparelhos de alta fidelidade.

Pensando nesse nicho de mercado foi lançado um SSD que “mira” audiófilos como clientes. Conforme publicação no fórum Audiophile Style, nem a marca nem o modelo do aparelho não são informados, mas em uma matéria publicada pelo Tom’s Hardware (vide fonte) é dado o título de Solid Snake-Oil Storage, em inglês o termo snake-oil pode ser usado para descrever marketing enganoso, fraude na área de saúde ou uma farsa. Voltando às especificações do hardware…

O desenvolvedor afirma ter projetado e construído o dispositivo do zero em estreita colaboração com um fabricante de controlador SSD não identificado. O dispositivo da foto tem um controlador SSD da Realtek, uma empresa mais conhecida por seus processadores de som, embora tenha começado a fabricar controladores SSD há alguns anos.

A unidade vem com 1 TB de flash 3D TLC, mas tem apenas 333 GB de capacidade de armazenamento utilizável. Isso ocorre porque o SSD é executado no modo pseudo-SLC (pSLC), que troca a capacidade utilizável por desempenho e resistência. Já existem SSDs no mercado que usam modos pSLC para algumas tarefas. O fabricante afirma que usar este modo aumenta a qualidade do som, superando o modo TLC padrão:

- Continua após a publicidade -

A qualidade do som é apenas a nossa experiência de teste, este teste é realizado sob o mesmo produto padrão (PCB, tomada de alimentação externa, oscilador de cristal, capacitores, etc. não foi modificado)

Modo TLC: Parece música de fundo, sem recursos e impotente, tudo é achatado, sem extensão e densidade

Modo pSLC: Há uma sensação natural especial, torna-se mais suave e calmo, a espessura é ligeiramente aumentada e, no geral, é mais resistente à audição, mas ainda um pouco seco.

Especificações

Quanto aos outros recursos do drive, é especificado com um oscilador Crystek CCHD-957 Femto, dois capacitores Audionote Kaisei 220uf, uma entrada de alimentação externa de 5V DC, um PCB de oito camadas com 56 gramas de cobre, PCB com qualidade “militar” de resistência, 300% de área de aterramento, conectores banhado a ouro e um dissipador feito em um máquina CNC.

- Continua após a publicidade -

Além disso, o fabricante afirma que este SSD é alimentado por uma fonte de alimentação externa (a alimentação não vem da placa-mãe) para melhorar ainda mais a qualidade do som. Você pode ver o conector de alimentação no canto esquerdo inferior do dispositivo.

Aparentemente, as unidades foram enviadas para que vários membros do fórum pudessem testá-las, muitos dos quais mais tarde "perderam contato" com o fabricante depois de receber o produto. No entanto, um dos que testaram deu um feedback sobre o dispositivo, dizendo: "Ainda estou testando o drive, acabei de receber 2 dias atrás. As impressões iniciais são positivas, é fácil e agradável utilizá-lo como drive de boot do sistema operacional, ao contrário do Samsung 970 Evo. "

Em outras publicações no fórum, parece que essa experiência é baseada na medição subjetiva dos usuários, o que significa que não há medições reais da qualidade do som. E caro audiófilo, o que acha dessa proposta de “SSD que melhora a qualidade do som”?

Cooler para SSDs M.2 que parece turbina promete diminuir temperatura de 12 a 25 graus

Cooler para SSDs M.2 que parece turbina promete diminuir temperatura de 12 a 25 graus
Com design ajustável, a peça ainda é mais alta que alguns coolers para CPU

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.