Créditos: Allen Matthew

Core i9-12900K empata com Ryzen 9 5950X em recorde mundial no Cinebench R20

Ambos detém recorde para processadores com 16 núcleos

Os processadores AMD Ryzen 9 5950X e Intel Core i9-12900K não têm nada em comum (fora a quantidade de núcleos), exceto pela pontuação de 15664 no Cinebench R20, recorde mundial nesse benchmark. O CPU da AMD já havia conquistado o recorde em janeiro deste ano. Já o processador topo de linha Intel Alder Lake acaba de se juntar ao rival como detentores do recorde mundial.

Essa provavelmente é a primeira vez que dois processadores diferentes, principalmente de fabricantes diferentes, alcançam o mesmo resultado e são donos do maior recorde juntos. A conquista em ambos resultados fica para a mesma pessoa, o overclocker Splave, considerado um dos melhores do mundo em overclock em geral.

A pontuação de 15664 marca o melhor desempenho de um processador da AMD e Intel. Não só os CPUs vêm de fabricantes diferentes, mas suas micro arquiteturas são completamente diferentes, além do uso de tecnologias de memória RAM também diferentes, já que o i9-12900K estava em uma plataforma equipada com DDR5, algo que não é possível para o Ryzen 9 5950X por ter sido lançado há mais tempo.

O nitrogênio líquido permitiu que o i9-12900K chegasse a 6.90 GHz nos núcleos de performance configurados em 1.58v. O núcleos eficientes também tiveram seu desempenho aumentado para 5.4 GHz, bem abaixo dos seus núcleos irmãos mais fortes, porém exigindo praticamente o mesmo valor de tensão (1.57v). O processador Intel estava em uma placa-mãe ASRock Z690 Aqua OC e usando 16GB DDR5 da TeamGroup a 6565 MHz com timings em CL30-37-37-57.

- Continua após a publicidade -

A plataforma que foi usada para o primeiro recorde mundial com o Ryzen 9 5950X contava com praticamente a mesma série de placa-mãe, uma ASRock X570 Aqua e 32GB DDR4 rodando a 3934 MHz com timings em CL14-14-14-48. Já o processador chegou a 6 GHz em todos os seus 16 núcleos. Não foi divulgado a tensão usada nesse overclock.

Os processadores Intel Alder Lake ainda são novos no mercado e é questão de tempo até que outro recorde seja feito. A AMD não vai demorar muito até chegar com sua nova geração de CPUs Ryzen e pode ser que esses números cheguem a um outro patamar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.