Créditos: Divulgação/NVIDIA

Caixa da ASUS GeForce RTX 3090 Ti TUF é fotografada confirmando 24GB

Produto menciona PCI Express 4.0, levantando dúvidas sobre o suporte à tecnologia PCIe 5.0

Conforme noticiamos anteriormente, a NVIDIA está se preparando para o lançamento de novas versões das placas de vídeo da série RTX 3000. Nesta segunda-feira (20), o site chinês IT Home (via Twitter HXL) publicou aquela que parece ser a primeira foto da caixa da nova GeForce RTX 3090 Ti. 

O modelo exibido na fotografia é uma NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti ASUS TUF Gaming. A caixa do produto é bastante similar à da versão 3090 da ASUS, já disponível no mercado. 

Em um primeiro olhar, o shroud das ventoinhas, o layout da placa e o detalhe no topo da GPU parecem ser bem similares. No entanto, logo percebe-se que o cooler parece mais espesso, enquanto as fans agora têm mais lâminas para otimizar o fluxo de ar. Na caixa do produto, o plano de fundo também foi ajustado de forma discreta. 

Caixa da GeForce 3090 Ti

Nada de PCI Express 5.0?

Segundo rumores recentes, a RTX 3090 Ti teria um TDP de aproximadamente 450W, um valor praticamente 100W superior ao do modelo padrão. Isso justificaria as mudanças no cooler que descrevemos acima. 

- Continua após a publicidade -

Contudo, contrariando as expectativas - que apontavam para a 3090 Ti como uma das primeiras placas projetadas com a tecnologia PCI Express 5.0 em mente -, a nova GPU parece estar limitada à interface PCIe 4.0. Ainda não se sabe se outras versões ou futuras revisões da placa implementarão o padrão 5.0. 

Comparativo entre as caixas da TUF 3090 e TUF 3090 Ti - Imagem: VideoCardz

Mudanças importantes na memória

A expectativa é de que as novas RTX 3090 Ti sejam baseadas no chip GA102-350, supostamente equipado com 10.752 CUDA cores. Um detalhe importante é que a placa será a primeira a utilizar os módulos de memória GDDR6X da Micron com banda de 21 Gbps. 

Outro detalhe é que a capacidade de cada módulo agora é de 2 GB, algo que permitiria a instalação dos 24 GB de GDDR6X utilizando apenas a face frontal do PCB. A título de comparação, os módulos da 3090 tinham capacidade de 1 GB cada. Somados esses fatores, a nova RTX 3090 Ti teria uma banda de mais de 1 TB/s. Contudo, a configuração de instalação das memórias ainda é alvo de especulação, bem como a presença de um novo tipo de conector de energia, do tipo MicroFit. 

Considerando que a NVIDIA tem uma apresentação marcada para o dia 04 de janeiro, na CES 2022, é muito provável que a empresa revele todos os detalhes da placa durante a conferência. Espera-se ainda pela revelação do modelo 3070 Ti. 

- Continua após a publicidade -

O Adrenaline estará presencialmente em Las Vegas para trazer todas as novidades da CES 2022 em primeira mão para vocês! Confira mais rumores sobre os anúncios da NVIDIA na matéria a seguir:

NVIDIA GeForce RTX 3050 e 3090Ti serão anunciadas em 4 de janeiro com lançamento no dia 27

NVIDIA GeForce RTX 3050 e 3090Ti serão anunciadas em 4 de janeiro com lançamento no dia 27
Informações vêm de fontes do site Videocardz

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz Fonte: IT Home, Twitter/HXL
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.