Índice do Artigo

PC Games

Caixa da ASUS GeForce RTX 3090 Ti TUF é fotografada confirmando 24GB

Caixa da ASUS GeForce RTX 3090 Ti TUF é fotografada confirmando 24GB
Créditos: Divulgação/NVIDIA

Conteúdo Relacionado
nvidia/nvidia-geforce-rtx-3090-ti-deve-ser-apresentada-na-ces-2022/" title="NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti deve ser apresentada na CES 2022">
NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti deve ser apresentada na CES 2022

Nvidia

NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti deve ser apresentada na CES 2022

Conforme noticiamos anteriormente, a NVIDIA está se preparando para o lançamento de novas versões das placas de vídeo da série RTX 3000. Nesta segunda-feira (20), o site chinês IT Home (via Twitter HXL) publicou aquela que parece ser a primeira foto da caixa da nova GeForce RTX 3090 Ti. 

O modelo exibido na fotografia é uma NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti ASUS TUF Gaming. A caixa do produto é bastante similar à da versão 3090 da ASUS, já disponível no mercado. 

Em um primeiro olhar, o shroud das ventoinhas, o layout da placa e o detalhe no topo da GPU parecem ser bem similares. No entanto, logo percebe-se que o cooler parece mais espesso, enquanto as fans agora têm mais lâminas para otimizar o fluxo de ar. Na caixa do produto, o plano de fundo também foi ajustado de forma discreta. 

Caixa da GeForce 3090 Ti

Nada de PCI Express 5.0?

Segundo rumores recentes, a RTX 3090 Ti teria um TDP de aproximadamente 450W, um valor praticamente 100W superior ao do modelo padrão. Isso justificaria as mudanças no cooler que descrevemos acima. 

Contudo, contrariando as expectativas – que apontavam para a 3090 Ti como uma das primeiras placas projetadas com a tecnologia PCI Express 5.0 em mente -, a nova GPU parece estar limitada à interface PCIe 4.0. Ainda não se sabe se outras versões ou futuras revisões da placa implementarão o padrão 5.0. 

Comparativo entre as caixas da TUF 3090 e TUF 3090 Ti - Imagem: VideoCardz

Mudanças importantes na memória

A expectativa é de que as novas RTX 3090 Ti sejam baseadas no chip GA102-350, supostamente equipado com 10.752 CUDA cores. Um detalhe importante é que a placa será a primeira a utilizar os módulos de memória GDDR6X da Micron com banda de 21 Gbps. 

Outro detalhe é que a capacidade de cada módulo agora é de 2 GB, algo que permitiria a instalação dos 24 GB de GDDR6X utilizando apenas a face frontal do PCB. A título de comparação, os módulos da 3090 tinham capacidade de 1 GB cada. Somados esses fatores, a nova RTX 3090 Ti teria uma banda de mais de 1 TB/s. Contudo, a configuração de instalação das memórias ainda é alvo de especulação, bem como a presença de um novo tipo de conector de energia, do tipo MicroFit. 

Considerando que a NVIDIA tem uma apresentação marcada para o dia 04 de janeiro, na CES 2022, é muito provável que a empresa revele todos os detalhes da placa durante a conferência. Espera-se ainda pela revelação do modelo 3070 Ti. 

O Adrenaline estará presencialmente em Las Vegas para trazer todas as novidades da CES 2022 em primeira mão para vocês! Confira mais rumores sobre os anúncios da NVIDIA na matéria a seguir:

Via: IT Home, Twitter/HXL, VideoCardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções