Índice do Artigo

Hardware

Russa Baikal anuncia processador com 48 cores - Veja especificações

Russa Baikal anuncia processador com 48 cores - Veja especificações
Créditos: Divulgação Baikal

Cada vez mais países e grandes empresas estão desenvolvendo seus próprios processadores para se tornarem cada vez menos dependente de tecnologias de terceiros. Um desses países que está criando seu próprio chipset é a Rússia, que anunciou seu novo processador para servidor BE-S1000 de 48 núcleos desenvolvido pela Baikal Electronics.

Esse novo processador faz parte dos incentivos governamentais para o desenvolvimento de hardwares domésticos para operar nas infra estruturas governamentais. Através da criação da sua própria CPU, a Rússia, e também as principais grandes potências mundiais, visa ter um hardware mais seguro, sem nenhum tipo de backdoor implementado, impedindo que terceiros acessem e monitorem as ações do governo.

Através desse investimento a empresa russa Baikal desenvolveu sua nova CPU BE-S1000, que possui 48 núcleos baseados na Arm Instruction Set Architecture (ISA). O processador pode operar com uma frequência base de 2,0 GHz em todos os seus núcleos, podendo aumentar seu clock para até 2,5 GHz. O que chama bastante a atenção é a sua alta eficiência, com o modelo operando com um TDP de 120 Watts.


Créditos: Divulgação Baikal

O processador de servidor, segundo a fabricante, apresenta um desempenho bastante interessante e não fica devendo nada para alguns dos seus concorrentes. A empresa garante que o modelo terá um desempenho similar ao Intel Xeon Gold 6148 Skylake e AMD EPYC 7351 e um pouco mais fraco que o Kunpeng 920 da Huawei.

A Baikal Electronics começará a fabricação do BE-S1000 em 2022, quando ela pretende produzir 10.000 unidades do processador, em 2023 ela terá que aumentar a quantidade fabricada para 30.000. Os números de CPUs fabricadas podem parecer pequenos, mas não se sabe a capacidade que a empresa está operando e qual a quantidade de processadores que ela precisa entregar nos próximos anos.

Via: Tech Power Up, Baikal Electronics

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções