Créditos: Divulgação Baikal

Russa Baikal anuncia processador com 48 cores - Veja especificações

SoC para servidores terá um desempenho semelhante ao AMD EPYC 7351 e começará a ser produzido em 2022

Cada vez mais países e grandes empresas estão desenvolvendo seus próprios processadores para se tornarem cada vez menos dependente de tecnologias de terceiros. Um desses países que está criando seu próprio chipset é a Rússia, que anunciou seu novo processador para servidor BE-S1000 de 48 núcleos desenvolvido pela Baikal Electronics.

Esse novo processador faz parte dos incentivos governamentais para o desenvolvimento de hardwares domésticos para operar nas infra estruturas governamentais. Através da criação da sua própria CPU, a Rússia, e também as principais grandes potências mundiais, visa ter um hardware mais seguro, sem nenhum tipo de backdoor implementado, impedindo que terceiros acessem e monitorem as ações do governo.

Através desse investimento a empresa russa Baikal desenvolveu sua nova CPU BE-S1000, que possui 48 núcleos baseados na Arm Instruction Set Architecture (ISA). O processador pode operar com uma frequência base de 2,0 GHz em todos os seus núcleos, podendo aumentar seu clock para até 2,5 GHz. O que chama bastante a atenção é a sua alta eficiência, com o modelo operando com um TDP de 120 Watts.


Créditos: Divulgação Baikal

O processador de servidor, segundo a fabricante, apresenta um desempenho bastante interessante e não fica devendo nada para alguns dos seus concorrentes. A empresa garante que o modelo terá um desempenho similar ao Intel Xeon Gold 6148 Skylake e AMD EPYC 7351 e um pouco mais fraco que o Kunpeng 920 da Huawei.

- Continua após a publicidade -

A Baikal Electronics começará a fabricação do BE-S1000 em 2022, quando ela pretende produzir 10.000 unidades do processador, em 2023 ela terá que aumentar a quantidade fabricada para 30.000. Os números de CPUs fabricadas podem parecer pequenos, mas não se sabe a capacidade que a empresa está operando e qual a quantidade de processadores que ela precisa entregar nos próximos anos.

Veja impressionante fazenda de mineração com centenas de GeForce RTX 3070

Veja impressionante fazenda de mineração com centenas de GeForce RTX 3070
Uma placa dedicada a mineração foi desenvolvida para deixar as RTX para os gamers

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tech Power Up, Baikal Electronics
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.