Créditos: Sony

PS Vita 10 anos: portátil da Sony completa uma década de vida

Console portátil foi lançado originalmente em 17 de dezembro de 2011 no Japão

Hoje (17) é um dia especial, pois o PS Vita completa 10 anos de lançamento, ele foi segundo console portátil da Sony e chegou as lojas primeiramente no Japão, na data de 17 de dezembro de 2011. Ele veio para ser o sucessor do PSP e tentar travar uma batalha com o Nintendo 3DS, portátil de duas telas da Nintendo que deu continuidade ao legado do Nintendo DS.

O dispositivo portátil trouxe diversas funcionalidades que não estavam presentes no PSP e realizou algumas alterações como a retirada de uma mídia em disco, chamada UMD que acabou não vingando com a proposta da Sony de lançar filmes neste modelo.

O PS Vita utilizava cartões físicos, semelhantes aos dos portáteis da Nintendo e trazia nele especificações incrtíveis como tela OLED de toque, um processador que prometia qualidade gráfica a nível PS2 e um painél traseiro também responsivo ao toque e quase todos os botões encontrados no Dual Shock, mas sem os botões R2 e L2.

Confira abaixo o trailer de anuncio do console portátil.

- Continua após a publicidade -

O PS Vita chegou a receber em vida alguns títulos exclusivos como Uncharted: Golden AbyssLittleBigPlanet e WipeOut 2048, porém o videogame de bolso não teve o sucesso esperado, com vendas abaixo do seu concorrente direto e um suporte no lançamento de títulos que deixava os fãs do portátil decepcionados. Algumas empresas até traziam alguns jogos que eram lançados para PlayStation 3 para o portátil, principalmente games de luta como foram os casos de Ultimate Marvel vs. Capcom 3, Mortal Kombat e Street Fighter X Tekken, mas a baixa base instalada não estimulava a chegada de grandes títulos e versões feitas especialmente para o portátil.

Independente disso, o console teve ótimos jogos lançados antes da Sony confirmar o seu fim definitivamente, games como Persona 4: The Golden, Rayman Origins/Legends, Tearaway, Hotline Miami, Lumines: Electronic Symphony, Gravity Rush e Metal Gear Solid HD Collection estiveram nos portáteis de muitos jogadores, além dos já citados anteriormente e vários outros. Porém a falta de títulos de maior peso sempre foi um dos principais motivos que fizeram com que o PS Vita não tivesse obtido maior sucesso.

Muitos ainda hoje esperam por um novo portátil da Sony, algo que aparentemente não está nos planos para acontecer, nos resta lembrar do PS Vita, que teve sua importância nos últimos dez anos. E você, chegou a jogar o PS Vita? Conte-nos as suas experiências participando nos comentários!

Jailbreak descoberto para o PS4 também pode funcionar no PS5

Jailbreak descoberto para o PS4 também pode funcionar no PS5
Os desenvolvedores SpecterDev, ChendoChap e Znullptr são os responsáveis pelo Jailbreak

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.