Créditos: ElecGear

Cooler para SSDs M.2 que parece turbina promete diminuir temperatura de 12 a 25 graus

Com design ajustável, a peça ainda é mais alta que alguns coolers para CPU
Por Mateus Lecchi 17/12/2021 11:00 | atualizado 17/12/2021 14:06 Comentários Reportar erro

Alguns SSDs M.2-2280 ultra-high-end-mega-power tendem a superaquecer sob altas cargas, razão pela qual alguns usuários tendem a instalar coolers de resfriamento de alto desempenho nesses aparelhos. Pensando nisso a  ElecGear lançou o cooler para SSD M11 M.2-2280, que possui dois dissipadores de calor de alumínio, uma placa traseira, um heatpipe de 6 mm que está em contato direto com o drive e uma ventoinha de alta pressão de 30mm que gira a 9300 RPM produzindo um fluxo de ar de 3,16 CFM (bastante forte para um equipamento tão pequeno).

O tubo de calor remove o calor diretamente do controlador do SSD e dos chips de memória e o transfere para o dissipador de calor maior que é resfriado por meio de um ventilador com controle PWM. O fabricante envia pasta térmica e thermal pads no kit.

Do ponto de vista do desempenho, ElecGear promete que o M1 pode reduzir a temperatura de um SSD de alto desempenho entre 12°C a 25°C, o que é impressionante se você estiver lidando com uma unidade que superaquece sob altas cargas. Como alguns controladores PCIe 5.0 de próxima geração podem ficar ainda mais quentes sob cargas pesadas, o resfriamento pode se tornar ainda mais crítico nos próximos SSDs PCIe Gen5 M.2.

- Continua após a publicidade -

Medindo 83 × 32,6 × 52 mm (3,15 × 1,32 × 2,05 polegadas), o ElecGear M11 é na verdade os um dos maiores equipamentos de refrigeração para dispositivos M.2 que foram lançadas até agora, então os usuários devem garantir que um dispositivo tão grande pode caber em seus gabinetes. Enquanto isso, uma coisa boa é que o dissipador maior é ajustável em altura e ângulo, o que visa melhorar sua compatibilidade.

Não há nenhuma informação sobre os níveis de ruído que esta ventoinha produz, mas os números padrões para ventoinhas de alto fluxo de ar de 9000 RPM de 30 mm variam entre 25 dBA e 30 dBA. O SSD M11 da ElecGear já está disponível na Amazon (dos Estados Unidos) por  US$27,98 (R$159,42 em conversão direta). Não há informações a respeito de disponibilidade no Brasil.

Veja imagem do novo cooler stock Laminar RM1 para CPUs Intel Alder Lake

Veja imagem do novo cooler stock Laminar RM1 para CPUs Intel Alder Lake
Novo cooler box deve chegar com os próximos CPUs Intel 12ª geração

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.