Créditos: Xiaomi

PODE ISSO? Monitores HDMI 2.0 vendidos como HDMI 2.1 não incomoda órgão responsável

Segundo eles, o HDMI 2.0 foi descontinuado e suas funcionalidades se tornaram um sub-grupo do HDMI 2.1
Por Juliano Aires 14/12/2021 12:10 | atualizado 14/12/2021 16:04 Comentários Reportar erro

Você já deve ter ouvido falar bastante do padrão HDMI 2.1 que está presente nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series S/X, o padrão 2.1 veio para adicionar novas funcionalidades para a versão 2.0, incluindo VRR (Variable Refresh Rate), ALLM (Auto Low Latency Mode) e HDR Dinâmico, além de suportar três vezes mais dados, oferecer taxas de atualizações e ser compatível com resoluções mais altas, que são de extrema importância para os jogos na nova geração.

No entanto, recentemente o TFT Central descobriu que um monitor da Xiaomi lançado na China no último mês está sendo vendido com informações de que possui HDMI 2.1, porém ele não traz nenhuma das funcionalidades que foram adicionadas ao novo padrão, oferecendo aos usuários funções encontradas no HDMI 2.0.

Ao ser questionado a respeito disto, o próprio órgão administrador de licenciamento HDMI, o padrão 2.0 foi descontinuado em 2017 e agora todas as funcionalidades desta versão fazem parte do padrão 2.1, sendo um subgrupo dele e entregando características mais básicas. Com isso, o órgão responsável não vê problema nas empresas utilizarem a nomenclatura 2.1, pois a 2.0 não existe mais, desde que é claro, eles informem quais são as funcionalidades presentes no modelo, pois segundo eles, funcionalidades como FRFL, VRR, ALLM e muitas outras são opcionais para este padrão novo.

Outra informação importante, é que o padrão HDMI 2.1 oferece suporte a dois protocolos de transmissão diferentes, o TMDS, que traz compatibilidade equivalente ao encontrado no HDMI 2.0 e o protocolo FRL, utilizado para alcançar largura de banda mais alta e oferecer todos os novos recursos do 2.1.

- Continua após a publicidade -

Essa notícia começa a assustar os consumidores, que a partir de agora terão que observar cuidadosamente quais são os recursos presentes nos monitores que são marcados com tecnologia HDMI 2.1, pois esse lançamento da Xiaomi e a resposta do órgão administrador do padrão HDMI abriram um precedente para que outras empresas pratiquem a mesma marcação na divulgação de seus produtos, mesmo que eles utilizem um padrão com funções encontradas no HDMI 2.0.

O que você achou de toda essa história com o HDMI 2.1? Participe nos comentários com a sua opinião!

Gigabyte lança dois novos monitores Gamer de 32.5 polegadas: M32U e G32QC

Gigabyte lança dois novos monitores Gamer de 32.5 polegadas: M32U e G32QC
Modelos contam com painel de cristal líquido de 144Hz e 165Hz

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: videocardz
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.