Créditos: Reprodução/Microsoft

Copa do Mundo de Excel é o eSport mais curioso que você verá hoje

Campeão da edição de 2021 levou para casa o prêmio de 20 mil dólares

É isso mesmo que você leu, o torneio de Excel existe. A Copa do Mundo de Planilhas Financeiras (FMWC), reúne 128 especialistas do mundo inteiro para decidir quem é o melhor no mundo das fórmulas e das planilhas. 

Cada jogador disputou em 12 etapas e a decisão aconteceu na sexta-feira passada, dia 10 de dezembro. O campeonato teve transmissão do YouTube e da ESPN norte-americana.

É importante dizer que a Microsoft não participou dos primeiros eventos criados, mas, com a popularização, a empresa começou a apoiar e promover a ideia.

O campeão da FMWC 2021

O neozelandês Andew Ngai foi o campeão da temporada 2021 e levou para casa o prêmio de US$ 20 mil (o equivalente a R$ 113 mil). Ngai é o atual 3° colocado no ranking mundial, atrás somente de Diarmuid Early dos Estados Unidos (1° lugar) e do indiano Anup Agarwal (2° lugar).

No final, o "planilheiro" da Nova Zelândia venceu o 4° lugar do ranking mundial, o canadense Michael Jarman. Antes de chegar na final, o campeão passou por Tim Roberts, representante do Reino Unido na seminfinal, enquanto Jarman venceu o norte-americano Jason Moore.

- Continua após a publicidade -

O brasil também foi representado na FMWC 2021. Daniel Moerti Pereira de Mello, que está atualmente no 101° lugar do ranking mundial teve uma boa participação.

O que os jogadores precisam fazer?

Para entender como funciona o torneio, é preciso assimilar que a mecânica da Copa do Mundo de Planilhas Financeiras é bem diferente dos games que vemos no cenário do eSport. Durante as partidas, os participantes apresentam estudos de casos formados através de planilhas financeiras pelo Excel.

Dessa forma, os estudos de caso possuem problemas do mundo real, junto de 6 a 15 questões que variam em níveis de complexidade. Assim, quanto mais difícil é a questão, mais pontos são contabilizados para o jogador que conseguir resolvê-la.

Apesar das diferenças, há também algumas similaridades com os principais jogos que possuem campeonatos oficiais. Grande parte dos competidores da FMWC são streamers e os confrontos são acompanhados por locutores, comentários ao vivo e placares.

- Continua após a publicidade -

Além de disponibilizar a lista de exercícios em seu site, a FMWC também possui uma lojinha de objetos e vestimentas como camisetas e bonés com referências ao software da Microsoft.. Clique aqui para ver a loja de produtos da FMWC.

E se você achava que tinha acabado por aí, saiba que os campeonatos de Word e PowerPoint também existem. O Microsoft Office Specialist World Championship é destinado para estudantes dos programas do pacote Office.

Microsoft corrige bug de velocidade de escrita em HDDs e SSDs no Windows 11

Microsoft corrige bug de velocidade de escrita em HDDs e SSDs no Windows 11
Problema afetava escrita não sequencial

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: FMWC
  • Redator: André Lindsay

    André Lindsay

    Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.