Créditos: AMD/ATI

Comunidade de Linux atualiza driver de placa de vídeo AMD com mais de 20 anos

Atualização traz melhoria de desempenho para games antigos
Por Mateus Lecchi 13/12/2021 13:11 | atualizado 13/12/2021 15:26 Comentários Reportar erro

De 2002, a maior lembrança que tenho é o penta da seleção brasileira, mas se você fosse um jogador desde essa época, o PolyStation e o PlayStation 1 eram nossas referências para games, e quem podia estava jogando Grand Theft Auto Vice City no seu caríssimo PlayStation 2, ou a um computador, eram tempos difíceis. Agora em 2021, que parece apenas uma DLC da loucura que foi 2020, a comunidade Linux está atualizando o driver de placas da antiga ATI que tem hoje quase 20 anos de vida.

De acordo com o portal Phoronix, as placas de vídeo ATI Radeon R300, R400 e R500 estão recebendo um novo driver de código aberto no Linux que vai dar vida extra a essas GPUs de quase 20 anos. O novo driver foi feito pela desenvolvedora Emma Anholt e foi projetado para dar a essas GPUs a capacidade de solicitar shaders NIR do rastreador de estado da biblioteca de gráficos 3D Mesa e usar o caminho NIR para TGSI.

NIR é um conjunto de libs de compilação otimizada que fica no núcleo dos compiladores de shaders de driver do Mesa. Basicamente, é uma camada de otimização que tenta reduzir a quantidade de trabalho que uma GPU precisa fazer ao executar aplicativos 3D.

Isso significa que essas placas gráficas antigas aumentarão o desempenho dos jogos e os tempos de carregamento dos jogos serão mais rápidos. Mas, com a idade dessas placas, não espere que executem os últimos títulos de hoje em qualquer taxa de quadros jogável devido às limitações de hardware dessas placas de quase 20 anos. Mas para pessoas que executam jogos mais antigos, este novo driver deve fornecer um bom impulso para o desempenho geral da GPU.

- Continua após a publicidade -

Mas ainda não roda Crysis...

Para demonstrar a idade dessas GPUs, as placas gráficas R500, também chamadas de série X1000, foram lançadas em 2007 e foram construídas em um enorme processo de 90 nm. A placa principal na época, o ATI Radeon X1800 XT só conseguiu atingir 83 Gflops de desempenho (com um G). Anos-luz de distância o que existe no mercado hoje, onde as melhores placas de vídeo, como a RTX 3090, podem atingir mais de 35 TFlops. 

O portal também observa que existe a possibilidade de restringir o NIR apenas à série R500 de placas de vídeo ATI, uma vez que as placas R300 e R400 são mais limitadas em hardware. Embora isso não seja confirmado e seja apenas uma ideia que está sendo discutida por enquanto.

Anholt espera lançar este driver quando o Mesa 22.0 for lançado, mas testes adicionais da comunidade são desejados para garantir que o driver esteja estável.

Veja as prováveis especificações da GPU AMD Instinct MI210

Veja as prováveis especificações da GPU AMD Instinct MI210
Novas concorrentes da Nvidia A100, placas voltados para o segmento de computação de data center

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware, Phoronix
Assuntos
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.