Índice do Artigo

Hardware

Possível fazenda de servidores de criptomineração pega fogo na Tailândia

Possível fazenda de servidores de criptomineração pega fogo na Tailândia
Créditos: Reprodução/Rede Globo

Uma ótima notícia ou uma péssima notícia, a depender de qual lado você está na Guerra Cripto x Não-Criptos que acontece nos comentários do Adrenaline. Uma possível fazenda de mineração (que você não pode simular no Farming Simulator) pegou fogo bicho na Tailândia, destruindo 72 servidores usado para a atividade. No total, o prejuízo pela perda dos equipamentos foi de R$ 336.000 (ou 60 mil dólares).

De acordo com a polícia de Chiang Mai, cidade onde ficava a fazenda de mineração, ninguém morreu no acidente, assim como nem mesmo havia alguém no lugar. O apartamento, localizado em um pequeno prédio de três andares no centro da cidade, estava alugado há duas semanas.

A informação dos 72 servidores destruídos não explica se esse era também o total de dispositivos na fazenda. De qualquer jeito, se algo foi salvo no incêndio os proprietários terão que se apresentar para retirar. E vendo pelo estrago e pelo risco causado, dar as caras não deve ser a melhor coisa a se fazer.


Mas será que tinha GPU aí? Fonte: Reprodução/Chiang Mai City Life.

A polícia de Chiang Mai aponta a suspeita de que no local funcionava uma fazenda de mineração. Como você pode ver pela foto acima, não dá de saber (ou afirmar) se os rigs de mineração são do tipo ASIC, que não usa placas de vídeo. Os equipamentos queimados que aparecem na imagem se assemelham com mineradoras ASIC. Se nesta fazenda eram utilizadas placa de vídeo, também não há muito o que esperar além de lamento. Nem mesmo uma RTX 3090 sobreviveria às chamas…

Se confirmado que no apartamento funcionava uma fazenda de mineração, esta não seria primeira vez que um estabelecimento do tipo foi destruído por um incêndio no país. Em 2014, uma fazenda localizada nas proximidades de Bangcoc, capital da Tailândia, perdeu 2.000 rigs para as chamas.

O grande ensinamento desta sexta-feira é: não confunda firewall com fire on wall. Cuide do seu dispositivo (e da parte de fiação elétrica da sua fazenda de mineração). 

Via: Chiang Mai City Life, Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções