Google descobre e pune empresa que enganou mecanismo de busca

O Google descobriu que a varejista online americana Overstock estava burlando o seu sistema de busca hÁ algum tempo. A loja usava de artifícios proibidos pela política do site para aparecer entre os mais buscados em pesquisas com palavras chave como "aspiradores" e "laptops", por exemplo.

Para que isso acontecesse, a loja incentivava que alunos e professores a postar links para a loja em sites de escolas e universidades em troca de descontos. No mecanismo de busca do Google, endereços linkados com terminação .edu tem mais relevância. Assim, a Overstock aparecia na primeira pÁgina em diversas buscas relevantes. Sem o mecanismo, a loja caiu algumas pÁginas nas pesquisas que antes vinha em primeiro.

A empresa afirmou que ficou sabendo que essa política era ilegal em 10 de fevereiro, e logo depois pediu para que os links fossem retirados das pÁginas. "O Google deixou claro que esses links não devem interferir no algoritmo de buscas. Nós entendemos a posição do Google e fizemos as alterações necessÁrias para nos manter dentro das diretrizes da empresa", afirmou o CEO da Overstock, Patrick Byrne.

Sobre o incidente, o Google se limitou a comentar que a empresa se esforça para "entregar a informação mais relevante possível" aos usuÁrios. Essa é a segunda vez em duas semanas que o Google pune uma empresa por tentar fraudar suas buscas, a primeira foi a JC Peney.

Assuntos
Tags
  • Redator: Gian Kojikovski

    Gian Kojikovski

    Peixe fora d'água, Gian Kojikovski demorou em entrar no mundo da tecnologia. Ganhou seu primeiro computador aos 11 anos mas só foi descobrir como usá-lo aos 13. Desde então, gastou tardes e madrugadas entre os clássicos The Sims e GTA II. É estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e tem interesse em pesquisas na área de smartphones.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.