Créditos: Samsung

Processadores AMD EPYC Zen 4 confirmados com 12 canais de memórias DDR5

Capacidade e velocidade da memória atingiriam valores sem precedentes

A AMD publicou um conjunto de patches para o código de driver EDAC (Detecção e Correção de Erros) da empresa para os processadores EPYC de próxima geração baseados na microarquitetura Zen 4. Os novos patches indicam que as próximas CPUs terão suporte para largura de banda de memória e capacidade por soquete sem precedentes. Os  patches trazem suporte para DIMMs DDR5 registrados (RDIMMs) e DIMMs com carga reduzida DDR5 (LRDIMMs) para os processadores EPYC de quarta geração codinome Genoa.

Os patches também confirmam que a próxima geração EPYC 7004 suportará até 12 controladores de memória por soquete, grande avanço em comparação com a atual geração que suporta oito canais. Infelizmente, ainda não sabemos quantos DIMMs por canal (DPC) os chips suportarão.

Velocidade e capacidades melhoradas

Doze canais de memória DDR5 de 64 bits teoricamente aumentariam a largura de banda de memória disponível para processadores Genoa para incríveis 460,8 GB/s por soquete, um aumento significativo em comparação aos 204,8 GB/s disponíveis para CPUs EPYC da geração atual com módulos DDR4-3200. 

A largura de banda da memória por si só não será a única melhoria nas CPUs EPYC de codinome 'Genoa'. Doze canais de memória também permitirão capacidades de memória mais altas para os novos processadores. A Samsung já demonstrou kits RDIMMs DDR5 de 512GB  e confirmou que os kits RDIMMs DDR5 de 768GB eram possíveis. Mesmo usando 12 módulos de 512 GB, os processadores de servidor de próxima geração da AMD poderiam suportar até 6 TB de memória (contra os 4 TB hoje). 

- Continua após a publicidade -

No entanto, se Gênova suportar dois RDIMMs por canal, essa capacidade se estenderá até 12 TB de DDR5. A AMD poderia aumentar a capacidade por canal de memória e por soquete ainda mais com LRDIMMs (devido à arquitetura de módulo), embora essa solução reduz o desempenho.

Os processadores 'Genoa' da série EPYC 7004 da AMD trarão melhorias de memória tangíveis em comparação com os processadores de servidores existentes, o que irá naturalmente melhorar seu desempenho no mundo real. 

AMD revela novos CPUs Epyc Zen 4: 96-Core 5nm em 2022, 128-Core em 2023

AMD revela novos CPUs Epyc Zen 4: 96-Core 5nm em 2022, 128-Core em 2023
CPUs marcarão a estreia da plataforma SP5 LGA 6096

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
amd
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Engenheiro Civil que se tornou desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.