Juíz britânico aprova extradição de Julian Assange

Um juiz britânico aprovou hoje o pedido da justiça sueca pela extradição do fundador do Wikileaks Julian Assange. Os advogados de Assange ainda podem apelar da decisão.

O juiz Howard Riddle rejeitou os argumentos de que Assange não teria um julgamento justo na Suécia devido ao fato do país habitualmente excluir a imprensa e o público de julgamentos relacionados a crimes sexuais. Riddle disse ainda que hÁ indícios de que Assange estava "deliberadamente evitando ser interrogado" no período anterior a sua saída da Suécia, quando promotores estavam em negociação com sua defesa.

Assange tem sete dias para apelar da decisão. Se não o fizer, a extradição ocorrerÁ em 10 dias, de acordo com o juiz.

O australiano de 39 anos, Julian Assange, é acusado de coerção ilegal, molestação sexual e estupro por incidentes com duas mulheres no último mês de agosto. Assange alega que os dois encontros foram totalmente consensuais. 

Assange argumenta ainda em sua defesa que não foi formalmente acusado por promotores suecos. Se acusado e condenado, Assange pode enfrentar uma pena mÁxima de quatro anos na prisão.

Os advogados de Assange também sugeriram, durante o julgamento, que o pedido de extradição estÁ conectado com os mais de 250 mil documentos diplomÁticos dos EUA que o Wikileaks vazou.

- Continua após a publicidade -

Assange foi liberado pelas autoridades britânicas em dezembro, após pagamento de fiança, sob condições que incluem a entrega de seu passaporte, o uso de um dispositivo de monitoramento eletrônico e checagens regulares com a polícia. Desde então, Assange tem vivido em uma mansão no leste da Inglaterra, propriedade de Vaughan Smith, fundador da organização de jornalistas Frontline Club.

O governo dos Estados Unidos colocou Assange sob investigação para determinar se ele teve algum papel na obtenção ilegal de documentos confidenciais, mas nenhuma acusaçãop formal foi feita. O vazamento feito pelo Wikileaks despertou a ira de políticos conservadores americanos. O ex-governador do Arkansas pediu pena de morte para quem liberou os documentos e a ex-candidata a vice presidente Sarah Palin disse que Assange devia ser "caçado" com a mesma urgência que os membros da al-Qaeda e líderes do Taliban.

A defesa de Assange utiliza estes comentÁrios em sua defesa, dizendo que, se Assange for extraditado, a Suécia sofrerÁ intensa pressão dos EUA, porém, se os EUA solicitarem a extradição de Assange, o governo britânico terÁ de aprovÁ-la.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.