Créditos: Intel/Divulgação

Core i3-12300 e Core i3-12100: benchmarks mostram performance sólida e consumo abaixo de 65W

Performance se destaca em testes single-core, o que indica boa performance em games

Um leaker identificado como Enthusiast Citizen compartilhou recentemente no Bilibi alguns resultados de benchmarks feitos com processadores de entrada da 12ª geração Intel Core, mais especificamente, os Intel Core i3-12300 e Core i3-12100 da arquitetura Alder Lake. Apesar de serem alguns dos modelos mais básicos da geração, eles entregaram uma performance interessante nos testes.

Os dois modelos de Intel Core i3 contam com apenas 4 núcleos e 8 threads, (aparentemente esses modelos não contarão com a lógica híbrida de núcleos de performance e de eficiência) sendo que o boost do 12100 pode chegar a 4.3 GHz em um núcleo e 4.1 GHz em todos os núcleos, o que são valores respeitáveis. Já o Core i3-12300 deve contar com as frequências boost um pouco mais elevadas, com até 4.4 GHz em um núcleo e 4.2 GHz em todos os núcleos. 

Passando das especificações para o desempenho prático, os benchmarks compartilhados mostram resultados impressionantes para ambos os modelos de entrada, especialmente quando analisamos a performance single-core. No benchmark do CPU-Z, o Intel Core i3-12300 alcançou uma pontuação de 687.5, o que é levemente acima do Intel Core i9-11900K, do Ryzen 9 5900X e do Ryzen 5 5600X. O seu "irmão mais velho" 12300 consegue atingir ainda mais pontos (702) nesse teste. 


Imagem: Enthusiast Citizen


Imagens: Enthusiast Citizen

- Continua após a publicidade -

Ainda comparando a performance por núcleo, no Cinebench o Intel Core i3-12300 alcança 665 pontos enquanto o i3-12100 atinge 649 pontos, o que fica acima de vários outros modelos como Ryzen 5 5600X e Ryzen 9 5950X. Esses resultados indicam que, apesar de terem poucos núcleos, os modelos de entrada Alder Lake ainda podem ser muito interessantes para jogos, especialmente os mais competitivos que exigem muita performance por núcleo para atingir altas taxas de quadros.

No entanto, quando analisamos a performance multi-thread dos processadores, ela não apresenta uma escala de pontuação tão grande (até por que são apenas 8 threads), mas ainda assim são valores respeitáveis. No CPU-Z, o 12300 alcançou 3482.4 pontos enquanto o 12100 conseguiu 3407.9. Podemos comparar com o Intel Core i5-11600K, que alcança 4651 nesse cenário. 


Imagem: Enthusiast Citizen

Analisando a performance multi-thread no Cinebench, esses resultados se repetem. Os dois modelos Core i3 até contam com mais performance do que se espera de CPUs com apenas 8 threads, mas eles ainda ficam atrás de outros com uma maior contagem de núcleos. 

Outro aspecto que impressiona nesse vazamento dos Intel Core i3 é o seu consumo de energia, já que mesmo entregando toda essa performance single-core, os modelos não chegam a consumir 65W (indicado por CPU Package Power abaixo).

- Continua após a publicidade -


Imagem: Enthusiast Citizen


Imagem: Enthusiast Citizen

Pelo que esse vazamento indica os Intel Core i3 da 12ª geração pode ser extremamente interessante para os usuários que buscam montar um sistema apenas para jogos, especialmente jogos competitivos mais leves, mas ainda precisamos esperar 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech Fonte: Enthusiast Citizen
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.